Seguradoras têm importante papel na mitigação dos danos ao planeta, diz o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon

Impactos das alterações climáticas estão avançando, como visto no aumento da freqüência e intensidade dos desastres relacionados ao clima. Nem todos são igualmente afetados, com a população carente sofrendo em um grau de intensidade muito maior. Para mudar esse cenário é prioritário o apoio do setor público e privado, e é aí que a indústria de seguros – bem colocado como líder em gestão de riscos e investimentos sensíveis ao risco – pode intervir, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon em seu discurso para Fórum Global de Seguros delegados ontem, no encerramento da 51a. Convenção do International Insurance Society (IIS), evento que aconteceu de 14 a 17 de junho em Nova York.

“A indústria de seguros pode desempenhar um papel importante, especialmente para ajudar a aliviar a carga financeira associada com catástrofes, e para proteger os mais vulneráveis. Como uma importante fonte de investimento, com boa aplicada no longo prazo, o setor pode e deve desempenhar um papel importante na formação de um futuro mais sustentável”, informam as agências internacionais.

Elogiando a indústria para responder ao desafio durante a Cúpula do Clima do ano passado, quando anunciou um compromisso de duplicar o seu investimento até o final de 2015, o secretário da ONU pediu aos intervenientes no mercado para “assegurar que os compromissos assumidos no encontro sejam implementadas”.

“Gostaria de estimulá-los a pensar mais estrategicamente sobre como os riscos climáticos podem ser reduzidos e assim ajustar seus investimentos. Eu também quero incentivá-los a trabalhar com os governos, especialmente nos países em desenvolvimento, para ajudar a trazer estas mudanças.”

Ban lembrou recente promessa da AXA para descarbonizar seus ativos: “A indústria de seguros pode ser um ator central na construção de uma economia mais resiliente. Vocês podem induzir as empresas a aumentarem os investimentos em infra-estrutura de forma mais eficaz, com baixa emissão de carbono, bem com criar instrumentos financeiros inovadores, que farão com que os mercados funcionem para um clima mais seguro ”

Ban também falou sobre uma lição chave da Cúpula do Clima: a importância de mudar as expectativas dos investidores. “Não sei se os países estão totalmente conscientes sobre os efeitos da não redução do efeito estufa nos negócios e de todos os riscos que a mudança climática impõe sobre os ativos financeiros. A indústria de seguros pode ajudar a aprofundar essa consciência”.

Também ontem, o papa Francisco cobrou nesta quinta-feira uma ação rápida para salvar o planeta da ruína ambiental, fazendo um apelo aos líderes mundiais para ouvirem “o grito da terra e o grito dos pobres” e colocando a Igreja Católica no meio das controvérsias políticas sobre as mudanças climáticas.

Fonte: Sonho Seguro | Agências Internacionais