Século XXI | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 2000 (2001-2010) - Parte 1

As ações iniciadas ainda na última década do século 20 mostram que o sindicato está em perfeita sintonia com uma nova visão empresarial que ganha força no século 21: foco na responsabilidade social e no fortalecimento da imagem institucional. Por isso o sindicato vem intensificando sua atuação em diversas atividades, tais como as de prevenção contra acidentes de trânsito, de apoio a entidades assistenciais e de comunicação com suas associadas.

Inspirado no 2º Plano Setorial divulgado pela FENASEG, o SindsegSC elaborou seu Plano de Ações para Santa Catarina, relacionando importantes propostas.

Nesta década, destacam-se as ações abaixo:

2001 (junho) – Início da Representação em Florianópolis.

2001 (setembro) – Início da Representação em Joinville

2001 – Participação do SINDESESC na Cerimônia de 50 anos da Fenaseg com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e ministros do Estado.

2001 – Lançamento do Projeto Trânsito Amigo, com apoio institucional do SINDESESC. O projeto foi criado pelo Jornal Correio Comunitário em parceria com o Grupo Paz no Trânsito e coordenado pelo Departamento de Trânsito de Blumenau.

(Lançamento do livro Trânsito Amigo)

(Projeto Trânsito Amigo – Autoridades)

O projeto Trânsito Amigo trabalhou em primeiro momento o tema “Uso da Faixa de Segurança”, com palestras em 11 escolas da rede municipal, totalizando cerca de 11.000 alunos que participaram do programa. Nessa fase foram distribuídos 16.000 folhetos a estudantes e motoristas e também realizado o Desfile de Bairros seguido da Caminhada Trânsito Amigo. Nessa etapa foi criado o Concurso de Redação com a participação de alunos de 5ª a 8ª séries das escolas parceiras do projeto.

Em seguida foram levadas às escolas, palestras sobre os temas “Segurança Pessoal” com policiais militares e “Segurança no Trânsito” com membros da Guarda Municipal de Trânsito.

Além disso, o programa distribuiu flyers de incentivo à segurança, e colocou outdoors promovendo o projeto e práticas saudáveis de trânsito para pedestres nas ruas de Blumenau.

2002 – Eleição de nova Gestão 2002/2005.

Quadro Diretivo Gestão 2002/2005

Sérgio Passold

Vice-Presidentes
Paulo Lückmann (1º Vice-Presidente)
Auri Bertelli (1º Tesoureiro)
Francisco Fernando Velloso Montanari
Vicente Lourival do Nascimento
Luiz Mário Machado
Nelson Libardi (1º Secretário)

Diretores
Joacir de Oliveira (2º Secretário)
Osvaldo Carlos Lopes Júnior
Celso Libardo
Dalton César Marquetti
Vilson Aires de Souza (2º Tesoureiro)
Rogério Bruch

Conselho Fiscal
Caio Cezar Valli Júnior
Marcelo Zorzo
Roberto Sebastião Stechinski

Suplentes do Conselho Fiscal
Carlos Westphal Neto
Fábio Vanz Borges

2002 – Doação de matérias primas para a Fábrica de Pranchas da Fazenda Novos Caminhos – Região de Florianópolis do Centro de Recuperação de Toxicômanos e Alcoolistas, CRETA.

(Folder inserido às pranchas produzidas pelo Creta “Pratique esporte e sinta-se seguro”)

2002 – Lei nº 10.406 cria o Novo Código Civil. Realização de ciclo de debates sobre as mudanças introduzidas pelo novo código.

2002 – SINDESESC ganha prêmio ANSP na categoria Prestadores de Serviços com o case “Trânsito Amigo e Cultura do Seguro”.

2003 – Doação de fábrica de artefatos de cimento ao CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança.

(Divulgação do produto lajotas Cerene: “Sindesesc e Cerene – Construindo um mundo mais seguro”)

2003 – Criação do Plano Integrado de Prevenção e Redução da Fraude em Seguro.

O Plano é um programa destinado ao trato institucional das questões relacionadas às fraudes praticadas nas operações de seguros e à disseminação de conhecimentos sobre o tema.

Principais linhas de ação:

Disque Fraude em Seguros; Sistema de Quantificação da Fraude; Cadastro Integrado de Sindicantes; Treinamento de Profissionais; Inteligência da Informação: Cruzamento de Coincidências; Combate ao Exercício Irregular da Atividade de Seguros – ações conjuntas com a SUSEP (ação Fenaseg).

2004 (3 de dezembro)  – Comemoração dos 80 anos (bodas de carvalho) de fundação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros no Teatro Carlos Gomes.

2004 – Nova identidade visual e reformulação do site:

www.sindsegsc.org.br

2004 – Resolução do CNSP cria as ouvidorias.

“A resolução do CNSP Nº 110/04 resolve:

Art. 1º Estabelecer as regras e critérios mínimos a serem observados pelas sociedades seguradoras, pelas entidades abertas de previdência complementar e pelas sociedades de capitalização, para fins de reconhecimento de suas ouvidorias pela SUSEP.

Art. 2º A ouvidoria terá como principal função atuar na defesa dos direitos dos consumidores na sua relação contratual com a sociedade ou entidade, no esclarecimento quanto aos seus deveres e na prevenção e solução de conflitos” (ação Fenaseg).

2004 – Resolução do CNSP nº 115 cria o Programa de Certificação Técnica para o mercado Segurador (ação Fenaseg).

Estamos chegando aos dias atuais, e você está atualizado com a história do SindsegSC? Acesse a Linha do Tempo e conheça os detalhes da Fundação do sindicato como Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros e tudo o que aconteceu de importante no desenvolvimento dessa entidade.

Conheça a história que temos orgulho de contar!

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras