Século XXI | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 2000 (2001-2010) – Parte 2

As ações do SindsegSC a partir de agora irão mostrar cada vez mais o espírito de crescimento da entidade, que intensifica os programas de capacitação profissional e expande a sua atuação na comunidade no que tange chamar a atenção para temas que precisam ser discutidos, como os problemas de trânsitos e as mudanças climáticas.

Confira abaixo principais ações realizadas pelo SindsegSC, que  além de estabelecer  um novo olhar sobre suas ações, transforma a realidade de muitas pessoas, integrando os profissionais do mercado de seguros com o bem-estar da sociedade.

2005 – Eleição de nova Gestão da diretoria

Quadro Diretivo 2005/2008

Carlos Gabriel Prezenszky

Caio Cezar Valli Junior
Joacir de Oliveira
Vilson Aires de Souza
Rogério Schmalfuss
Isair Paulo Lazzarotto
Carlos Westphal Neto
Alcides Guerra
Nelson Libardi
Antônio Thomaz Viana
Rogério Luiz Spezia
Mauro Luiz de Oliveira

Leonardo Pontaldi Junior
Roberto Stechinski

Lirian Koser de Oliveira
Jakson Trento
Rogério Weber

2006 – Lançamento do Código de Ética (ação Fenaseg)

2006 (1 e 2 de dezembro)–  A 1ª Conferência Catarinense de Seguros no Estado – CONSEGUROSC, foi o primeiro evento do gênero a realizar-se no estado. Esta Conferência trouxe palestras e procurou debater questões sociais e econômicas e contou com uma Exposição de Produtos e Serviços para o mercado de seguros

2007 – Reforma estrutural da sede

2007 – Eleição de novo Quadro Diretivo Gestão 2007/2010

Quadro Diretivo 2007/2010

Rogério Schmalfuss

Diretores
Carlos Westphal Neto - Diretor Secretário (1º)
Alcides Guerra - Diretor Secretário (2º)
Nelson Libardi - Diretor Tesoureiro (1º)
Antônio Thomaz Viana - Diretor Tesoureiro (2º)
Rogério Luiz Spezia
Mauro Luiz de Oliveira
Leonardo Pontaldi Júnior
Roberto Stechinski

Jakson Trento
Marco Cabãnero

Afonso Kluegger
Irineu Otte
Alfredo de Camargo Muccillo

2007 – Lei estabelece a abertura do Resseguro.

A lei complementar nº 126, proposta pelos deputados Francisco Dornelles e Nelson Marquezelli, dispõe sobre a política de resseguro, retrocessão e sua imediação, as operações de co-seguro, as operações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira do setor securitário. Define os tipos de resseguradores: local, admitido e eventual (ação Fenaseg).

2007 – Novo modelo de Representação Institucional do Mercado, Criação das Federações Associativas.

O Novo Modelo de Representação Institucional do Mercado Segurador foi feita com base na consultoria da AT Kaerney e ampla consulta ao mercado, implicando na criação da base territorial dos sindicatos e na criação de quatro Federações associativas: FenSeg; FenaPrevi; FenaSaúde e FenaCap, cujas diretorias foram eleitas pelo voto direto das seguradoras filiadas. O novo modelo também aponta para a criação da Confederação e mantém a Fenaseg com entidade de representação sindical do mercado (ação Fenaseg).

2007 – Lançamento da Campanha do Agasalho, a primeira campanha social do SindsegSC, que envolveu os Grupos de Trabalho e  que arrecadou em seus 5 anos de existência (2007-2011) cerca de 57.524 peças  doadas a 48 entidades.

2008 – Criação da Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT

A Seguradora Líder surgiu da necessidade de aprimorar o Seguro DPVAT, que precisava de seguradora especializada em sua administração. Foi através do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP e de sua resolução de n º 154 de 08 de dezembro de 2006, e da Portaria nº 2.797/07 que a seguradora foi criada, iniciando suas operações em 2008 (Fonte: Seguradora Líder).

2008 – Crise econômico-financeira mundial.

A crise financeira internacional atingiu fortemente o setor segurador em vários países, especialmente nos Estados Unidos. No Brasil, o mercado segurador resistiu bem, registrando crescimento nos tempos adversos e confirmando sua efetiva solidez.

Normas regulatórias da SUSEP contribuíram para que as seguradoras brasileiras superassem a crise, entre elas: Cálculo das Reservas Técnicas; Provisão Complementar de Prêmios; Regras de Aplicações de Ativos Vinculados a Reservas (75% dos ativos do setor estão vinculados a títulos do governo federal); Fiscalização – Controle e Transparência (constituição de auditoria interna prática de fiscalização in house); Informações e Controles Internos (o FIP permite cruzamento e análise de dados com informações completas da situação econômica e patrimonial de cada seguradora); (ação Fenaseg).

2008 – Lei nº 126 e resoluções CNSP nº 173 definem as normas de operação de resseguro.

2008 – Criação da CNseg – Confederação Nacional de Seguros Gerais, Previdência Complementar e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

2008 – Ato do CNSP designa os membros da Comissão Consultiva de Microsseguro

O Ato CNSP nº 13 define que a Comissão de Microsseguro será constituída por representantes das seguintes entidades: Ministério Público, SUSEP, Banco Central, Ministério da Previdência Social, Fenaseg, Fenacor e Funenseg.

2008 – Demonstrando o espírito de solidariedade da entidade, o SindsegSC  se mobilizou para ajudar às famílias atingidas pela Calamidade em Blumenau.

2008 – Comemoração especial com as Associadas no Dia da Mulher

2008 – Confraternização de Encerramentos das Atividades SindsegSC com profissionais que durante este ano, 2008, estiveram envolvidos com as atividades da entidade. Na oportunidade foi realizada a Campanha Natal Solidária, com doações de brinquedos para crianças carentes.

2009 – Palestra “Por que Vida?” com Samy Hazan em Blumenau

2009 – Palestra “Efeitos da Lei Seca no Contrato de Seguros” em Blumenau.

2009- Lançamento do primeiro Portifólio e apresentação do primeiro vídeo institucional ao mercado.

2009 – Palestra Viver Seguro com Prof. Marins

2009 – Participação do SindsegSC no 8º FUCCA – Festival Universitário da Canção Cultura e Arte, onde o sindicato expôs um veículo sinistrado a fim de chamar atenção para a imprudência no trânsito e a importância da conscientização.

2010 – Em conjunto com o SETERB e a Prefeitura de Blumenau, o SindsegSC participou do Feirão do Carro Acidentado, onde disponibilizou carros sinistrados para exposição evidenciando a preocupação com a vida e o respeito as normas de trânsito. A exposição recebeu cerca de 31 mil visitantes em 30 dias.

2010 – Projeto PIC JAC – Projeto de Integração e Capacitação Comunitária e de Jovens e Adolescentes da Comunidade, atingindo mais de 2.000 crianças.

2010 – Neste ano o SindsegSC recebe menção de louvor da Câmara de Vereadores de Blumenau.

2010 – Painel de Mudanças Climáticas: causas e efeitos, que trouxe debate sobre o tema com a comunidade e os órgãos públicos.

2010 – Lançamento de inovações no setor de comunicação.

Capital Intelectual, Personalidades que agregam valor ao mercado de seguros:

Newsletters Informe SindsegSC e Destaque das Associdas:

2010 – Eleição de nova Gestão da Diretoria.

Quadro Diretivo 2010/2013

Marco Cabañero

Diretores
Rogério Luiz Spezia – Diretor Secretário (1º)
Leonardo Pontaldi Jr. – Diretor Secretário (2º)
Alfeu José Smaniotto – Diretor Tesoureiro (1º)
Afonso klueger – Diretor Tesoureiro (2º)
Irineu Otte
Germano Silvestrin

Gustavo Rey de Carvalho
Felipe Carvalho
Sidnei Senhorini

Fabricio Cardozo
Jaime R.N. Borges
Fátima de Oliveira

2010 – Comemoração da Posse da Diretoria triênio 2010/2013 e homenagem aos Presidentes pelos 20 anos de SindsegSC.

Esses foram alguns dos acontecimentos e pessoas que marcaram história no SindsegSC. Não deixe de acessar a nossa Linha do Tempo, produzida especialmente para você, que com sua dedicação representa o espírito desta entidade.

Obrigada por nos ajudar a construir essa trajetória!

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras