Relatório da ONU avalia progresso da Década de Ações para Segurança no Trânsito a nível global

No próximo sábado, 24 de outubro, será comemorado o Dia das Nações Unidas ou o Dia da ONU. A data marca a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, documento que originou a criação da ONU em substituição à Liga das Nações Unidas, em 1945. Como o objetivo da comemoração é dar conhecimento  às metas e conquistas da Organização, o post de hoje será dedicado à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

A iniciativa, lançada em 2011 e coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão subordinado à ONU, visa mobilizar governos de todo o mundo a criar novas medidas para prevenir os acidentes de trânsito.

Este mês, a ONU publicou o Relatório Global sobre a Situação da Segurança no Trânsito 2015 em que aponta que mais de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano no mundo vítimas de acidentes de trânsito. O documento é o terceiro de uma série sobre a Década e também demonstra que, no Brasil, a taxa de mortalidade no trânsito subiu de 18,7 para 23,4 a cada 100 mil habitantes, desde 2003. De acordo com o relatório, 79 países registraram redução do número absoluto de vítimas fatais, enquanto 68 tiveram aumento. Segundo a OMS, os países que obtiveram sucesso na diminuição de mortes no trânsito foram aqueles que aprimoraram suas legislações e fiscalização e apostaram em vias e veículos mais seguros.

Em novembro, representantes dos países membros da ONU se reunirão em Brasília (DF) na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito para debater o relatório e avaliar o progresso da Década globalmente. Será uma oportunidade para que os países revejam as ações tomadas até agora e o que pode ser feito para alcançar os objetivos do Plano Global para a Década da Ação e, mais importante, diminuir o quanto antes o número de vidas perdidas nas estradas.

Fonte: Equipe DPVAT

Últimas notícias: Entenda as mudanças na DDR com a revista Bem Seguro 
                           Desodorante causa câncer de mama? Veja mitos e verdades sobre a doença
                           FenSeg anuncia chapa para eleição da nova Diretoria