Motorista continua distraído por até 27s após terminar mensagem de voz

A reportagem do Jornal Nacional serve como um alerta para quem dirige e usa o telefone celular ao mesmo tempo.

Você estava falando ao celular enquanto dirigia, mas já desligou. Você estava mandando uma mensagem, postando alguma coisa na internet, mas já foi. Acontece que o que você falou ou ouviu na ligação, ou o que você escreveu, continua na sua cabeça.

E mesmo olhando para frente, com as duas mãos no volante, você ainda está distraído com o que acabou de fazer.

Uma pesquisa da Associação Americana de Automóveis usou o que existe de mais moderno nos sistemas de comando por voz. O motorista fala e o sistema do carro, ou o próprio celular, já faz a ligação, coloca em viva-voz e até escreve a mensagem. Mesmo assim, a pesquisa mostrou que, depois de terminar uma ligação ou mandar uma mensagem usando a voz, o motorista continua distraído por até 27 segundos.

Se o carro estiver a 60 quilômetros por hora, por exemplo, é tempo suficiente para rodar quase meio quilômetro, sem prestar muita atenção no que está fazendo.

David Strayer, chefe da pesquisa, explica: "Quando a gente termina a ligação, volta a olhar onde está, a velocidade, se a gente errou o caminho. O motorista está restabelecendo a atenção”.

A pesquisa desmente o que muita gente acha que é seguro fazer apesar de proibido: aproveitar o sinal vermelho para falar ou escrever no celular. O sinal abre logo e o tempo já é curto para fazer a ligação ou mandar a mensagem. O motorista só vai recuperar a atenção lá na frente.

O professor David alerta: "Bicicletas, pedestres, animais, tudo o que estiver no caminho pode estar em risco. O motorista pode não ver. Use a tecnologia para te ajudar a dirigir, o GPS, por exemplo. Se for além disso, você não vai dirigir com segurança”.

Acesse aqui a matéria do Jornal Nacional.

Fonte: G1

Últimas notícias: Câncer de mama: autoexame é o primeiro passo no combate à doença
                           Mais de 1.400 participantes de 39 países são esperados na XXXV Conferencia da Fides, no Chile​
                           CNseg realiza em 11 de novembro mais um workshop para debater o eSocial​