Conef exorta participação em audiência pública

O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef)- do qual a CNseg é signatária, ao lado da Susep, entre outros órgãos- está convidando todos os pares da sociedade a enviar sugestões para o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lançada pelo Ministério da Educação (MEC).

A proposta, em consulta pública, tem o propósito de apontar que temas os estudantes brasileiros precisam aprender, desde a educação infantil até o final do ensino médio. O principal objetivo da Política de Educação Financeira é permitir que o cidadão tome decisões financeiras mais conscientes e autônoma, fortalecendo a cidadania e aumentando a eficiência e solidez do sistema financeiro.

A educação financeira já é um dos temas integradores previstos no texto preliminar da BNCC, e é possível mantê-lo no documento definitivo, permitindo que a comunidade escolar possa continuar a contribuir para o seu desenvolvimento.

Quanto maior a contribuição do público, mais legitimidade o texto obterá, bem como aumentará a conscientização pública sobre a importância do tema. Os comentários e sugestões devem ser enviados até o próximo dia 15, por meio do site da BNCCA.

Na mesma página, podem ser obtidas mais informações a respeito do documento e demais formas para auxiliar no debate. Ajude a educação financeira a firmar presença na educação brasileira. A participação de professores, escolas, associações, estudantes, pais e do cidadão em geral é fundamental para que o MEC possa elaborar a proposta final a partir de um amplo consenso sobre os conhecimentos aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na educação básica.

A BNCC é um instrumento de gestão pedagógica e determina quais conhecimentos são essenciais para o aprendizado do estudante brasileiro durante o período de educação básica, desde a creche até o final do ensino médio.

O Comitê é composto pelas seguintes instituições: Superintendência de Seguros Privados (Susep); Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Ministério da Educação; Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Ministério da Fazenda atualmente preside o Conef.

Na semana passada, as áreas de assessoria de imprensa das entidades signatárias do Conef promoveram a primeira reunião por videoconferência para avaliar o plano de comunicação da Estratégia Nacional de Educação Financeira- ENEF. Na oportunidade, foi apresentada a nova logomarca e do selo que valerá para as iniciativas de membros do Conef. 

Fonte: CNseg

Últimas notícias: Veículos de carga entram na era da conectividade
                           Seguro pode evitar perdas significativas durante a paralisação dos caminhoneiros, afirma especialista​
                           Exame para corretores tem inscrições até a próxima segunda-feira​