Panorama Empreendedor sobre Seguro Condomínio é realizado em Blumenau

A Comissão Técnica de Ramos Diversos do SindsegSC  realizou no dia 18 de novembro uma edição do Panorama Empreendedor – Desafios e Soluções com Corretor(a) de Seguros, com workshop ministrado por Renato Ferraz.

O evento que ocorreu na sede do SindsegSC, contou com a abertura de  Sidnei André, diretor do Sindicato e coordenador da comissão, que explicou aos convidados a importância deste  programa e apresentou o palestrante.

Renato Ferraz de Oliveira, profissional que ministrou o workshop, é graduado em Direito pela Furb, e atua com advogado desde 1995. Especializado em direito securitário, possui 35 anos de atuação no mercado de seguros. Exerce também a profissão de corretor de seguros pela Remicor Corretora e é presidente do Clubcor Vale do Itajaí.

Renato inicia a sua apresentação falando sobre a obrigatoriedade do seguro condomínio contra o risco de incêndio, e destruição total ou parcial. Tratou também da lei 4.591/64 que regulamenta o seguro obrigatório, voltado para o conjunto arquitetônico, as áreas comuns e as unidades autônomas.

O palestrante também destaca que o responsável pela contratação do seguro é o síndico, que pode ser multado caso não o faça. Se em caso de acidente, o condomínio não possuir o seguro, o síndico pode ser processado por perdas e danos, responsabilidade essa extensiva contratualmente para a administradora.

O corretor de seguros é a peça chave nesse processo, pois como o sindico é responsável pela contratação, é ele também que determina o valor a ser segurado. Na hipótese de erro de cálculo e ocorrência de prejuízo, ele ficará responsável por indenizar os demais condôminos.

Daí a importância de procurar a ajuda de um corretor de seguros especializado no ramo. Segundo o palestrante, esse profissional deve ficar atento, pois tem que avaliar o valor real das construções, pois qualquer imprevisto, a importância segurada deve ser suficiente para a reconstrução do imóvel, para a demolição e ainda desentulho do prédio.

Para Sidnei André todas essas informações são de suma importância para Seguradores e Corretores que desejam oferecer um serviço de qualidade à sua carteira de clientes. Aos Seguradores cumpre o dever de disponibilizar produtos adequados às necessidades dos Condomínios e que possibilitem a contratação com a abrangência necessária para o cumprimento da legislação. Aos Corretores cabe apresentar aos seus clientes opções abrangentes de cobertura, para facilitar aos Condomínios a análise da melhor opção de contratação, observando sempre os parâmetros mínimos definidos na legislação em vigor. Sugerimos aos Corretores apresentar sempre no mínimo duas opções de propostas: Cobertura Ampla e Cobertura Tradicional, e deixar registrado qual das opções foi escolhida pelo Segurado, cumprindo assim seu papel de consultor neste processo.

Renato Ferraz, ao final de sua apresentação, esclarece quais são os erros mais comuns na contratação, e explica como eles podem ser evitados. O palestrante se disponibiliza também para demais esclarecimentos aos convidados, que foram participativos ao compartilharem suas experiências do dia a dia.

Todo esse conhecimento disseminado pelo Panorama Empreendedor poderá ser visto nas próximas edições, que serão realizadas nas cidades de representação do SindsegSC.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras