Mercado prevê nova alta da Selic

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta semana, aquela que decide a trajetória da taxa básica de juros, poderá confirmar mais uma alta na Selic, segundo projeção do mercado financeiro, para quem haverá correção de mais meio ponto percentual. Pela pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, a Selic projetada para o final de 2016 alcançará 15,25%. O Copom divulgará nesta quarta-feira sua decisão sobre os juros básicos, atualmente em 14,25%%. No mercado futuro de juros, os DIs apontam chance de 61% de alta de 0,5 ponto.

Em meio a críticas de economistas, de que uma eventual alta da Selic aprofundaria a recessão econômica e a crise fiscal, o BC deverá mesmo elevar a taxa de juros para o maior nível desde meados de 2006, para controlar a inflação ainda acelerada. No próximo ano, a aposta do mercado é de que a Selic avance para 12,88%, contra os 12,75% estimados na semana passada.

Cem economistas são consultados na pesquisa Focus do BC, para que, no caso do PIB, a projeção é de contração de 2,99% neste ano. Divulgado na última sexta-feira, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) seguiu trajetória de baixa em novembro, pavimentando o caminho para o Brasil ter fechado 2015 com mais um trimestre no vermelho.

Fonte: CNseg