CNseg celebra em 16 de março o Dia do Ouvidor e o Dia Internacional do Consumidor

Os avanços impostos pelas novas diretrizes da ONU para proteção dos consumidores de serviços financeiros serão um dos destaques da pauta de debates da II Celebração do Dia do Ouvidor e do Dia Internacional do Consumidor.

O encontro, promovido pela CNseg, ocorrerá no próximo dia 16 de março, no Rio de Janeiro, sendo uma oportunidade para os profissionais de mercado conhecerem as mudanças a caminho nas relações de consumo, via diretrizes da ONU, aprovadas na Assembleia Geral da entidade, em 23 de Dezembro de 2015.

Durante o evento no Rio, os resultados da pesquisa realizada pela Federação Interamericana de Seguros (Fides) e a Organização Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Seguros de Vida (Limra) sobre o alinhamento do mercado latino-americano a essas diretrizes será apresentada.

As mudanças nas relações de consumo de serviços financeiros são significativas. A começar pela diretriz que atribui aos governos papel importante no incentivo às boas práticas de mercado. O normativo também alcança a proteção de dados pessoais e melhoria dos serviços públicos.

O Brasil, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), participou das discussões das novas diretrizes da ONU travadas nos dois anos imediatamente anteriores à sua aprovação.

Fonte: CNseg