Conduzindo moto com segurança

Está começando a relação com sua motocicleta? Siga estas 7 dicas para começar com segurança, reduzindo os riscos de uma queda ou colisão.

POSTURA

Mantenha os pés nas pedaleiras e paralelos ao solo, a coluna ereta, os braços semiflexionados e as coxas encaixadas no tanque. Essa postura ajuda em desvios e também nas frenagens de emergência.

OBSTÁCULOS

Passar por cima de faixas brancas – como as de pedestres – ou tachões de ferro na pista pode causar desequilíbrio, principalmente se o piso estiver molhado.

SINAL VERMELHO

Nos semáforos, procure parar nas laterais ou pouco à frente de um veículo maior já estacionado. Caso isso não seja possível, confira nos retrovisores se os carros que vêm atrás estão freando.

DISTRIBUA OS FREIOS

Na maioria das motos, o uso dos freios deve ser feito com aplicação de 70% da força no dianteiro e 30% no traseiro, que atua como um leme.

CAMINHO DAS PEDRAS

Antever o traçado correto das curvas ajuda a ter uma condução menos cansativa e mais segura. O ideal é entrar mais aberto e fechar o ângulo no centro da curva, acelerando levemente na saída.

FIQUE VISÍVEL

Procure não trafegar por muito tempo nos pontos cegos dos carros. São áreas não alcançadas pelos retrovisores, como os espaços a partir da porta dianteira para trás.

UTILIZE O CORPO

O movimento em linha é a maneira mais simples e segura de contornar uma curva. A manobra consiste em inclinar o corpo e a cabeça junto com a moto, enquanto as pontas dos pés forçam a pedaleira no mesmo sentido. Saiba mais sobre técnicas de pilotagem segura de motocicletas de diversos portes nesta matéria da Folha de S. Paulo.

Fonte: SindsegRS | Folha de S. Paulo