Encontro reúne supervisores de seguros no Rio de Janeiro

A 27ª Assembleia Anual da Associação dos Supervidores de Seguros da América Latina (Assal) foi aberta nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. Esta é a primeira reunião da entidade realizada no Brasil e organizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). “Há dois anos, quando participei da Assembleia da Assal em Assunção, no Paraguai, percebi que deveria fazer o mesmo evento no Rio de Janeiro”, afirmou Roberto Westenberger, superintendente da Susep ao abrir o evento.

Westenberger aproveitou a abertura da Assembleia para lançar o selo comemorativo dos 50 anos da Susep e informou que uma série de eventos serão realizados em função da data. Ele também prestou uma homenagem ao ex-presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, que faleceu no ano passado num trágico acidente de avião quando voltava de Brasília.

Após as primeiras palavras de Westenberger, foi a vez do presidente da Assal, Carlos Pavez, fazer uma breve explanação sobfre a importância do encontro. Segundo ele, cada vez mais os mercados de seguros estão interligados e os órgãos de supervisão, em âmbito mundial, vem avançando na regulação, o que exige cada vez mais entendimentos e conversas sobre a interrelação desses organismos.

Representando o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o secretário Executivo adjunto do Ministério, Esteves Pedro Conaldo Jr. ,afirmou que o mercado de seguros é de extrema importância por ser um fator de formação de poupança de longo prazo. Ele destacou ainda a importância do setor para a previdência privada e ressaltou que há pela frente vários desafios que deverão ser enfrentados.

O diretor Executivo da agência de promoção de investimentos para o Rio de Janeiro, Rio Negócios, Marcelo Haddad, representando o prefeito Eduardo Paes, destacou o interesse da Prefeitura na criação do Pólo de Resseguros na cidade e disse que a administração municpal dará todo o apoio a implantação desse pólo.

A abertura da Assembleia contou ainda com a participação do representante da Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS), Conor Donaldson, afirmou que o setor busca um mercado global justo e destacou o trabalho que vem sendo feito pela Associação.

Fonte: Susep