Susep adere aos PSI em cerimônia realizada durante 27ª Assembleia da Assal

A 27ª Assembleia Anual da Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (Assal), realizada no Rio de Janeiro, entre 18 e 21 de abril, foi palco da solenidade que marcou a adesão da Susep aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI).

Estabelecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Iniciativa Financeira (UNEP FI), em parceria com a indústria global de seguros, os PSI são compostos pelas dimensões ambiental, social e de governança, tendo o Brasil como país com maior quantidade empresas signatárias e instituições apoiadoras, com 11 ao todo. Com a adesão da Susep, esta entra para o seleto grupo de reguladores participantes, junto com os reguladores dos estados norte-americanos da Califórnia e de Washington, entre outros. Presente à solenidade, o líder da Iniciativa dos PSI, Butch Bacani, informou que pretende viabilizar um fórum de sustentabilidade para reguladores no âmbito dos PSI.

No dia 19, Butch visitou a sede da CNseg, onde participou de reunião extraordinária da Comissão de Sustentabilidade e Inovação (CSI) da Confederação. Na ocasião, os participantes puderam compartilharam suas experiências sobre o tema e relatar os avanços de suas empresas na integração da sustentabilidade com o negócio. Os representantes da CNseg, por sua vez, também abordaram os desafios do desenvolvimento sustentável e apresentaram o planejamento estratégico da Comissão para o triênio 2016-2018 .

Após afirmar que o Brasil continua na vanguarda da sustentabilidade em seguros, Butch Bacani relatou os avanços recentes da Iniciativa na perseguição de seu objetivo manifesto – a propagação de quatro ações formulados para estimular o desenvolvimento sustentável das empresas de seguros – , que, além da criação de um fórum de reguladores aderentes aos PSI, incluem a integração do know-how de sustentabilidade em seguros no programa de cursos e certificados internacionais e o estímulo a programas de compartilhamento de dados de sinistros decorrentes de catástrofes naturais.

Fonte: CNseg