Holanda planeja liberar apenas carros elétricos no país até 2025

Os impactos que os automóveis à base de combustíveis fósseis causam ao meio ambiente são alvo de atenção especial de pesquisadores no sentido de se desenvolver tecnologias mais sustentáveis. A Holanda, conhecida pela adesão da bicicleta como meio de locomoção por de 31% da população, agora dá mais um passo importante em direção à preservação do planeta: até 2025, apenas carros elétricos poderão circular pelo país.

Mesmo com uma intensa discussão sobre a ambição da iniciativa, o parlamento holandês aprovou recentemente o projeto de lei para que, até a data, só saiam das concessionárias do país veículos que não emitam poluentes. Por lá, os cidadãos já contam com um transporte público que, além de eficiente, promove a integração entre todos os modais – metrô, ônibus, trem e balsa.

Agora, o desafio será colocar o plano em ação, mas a Holanda conta com o avanço tecnológico do setor para mais uma vez ser um exemplo verde. Estudos comprovam que é possível, sim, alcançar essa meta. De acordo com relatório produzido pela Bloomberg New Energy Finance, uma empresa focada em investimento relacionados à energia e em pesquisas sobre mercados de carbono, até 2025, o custo de carros elétricos, incluindo manutenção, será menor do que o de veículos movidos a gasolina e a diesel.

Com o aumento do interesse mundial pela utilização de uma frota mais ecologicamente correta, as compras de carros elétricos foram, no ano passado, de cerca de 1,3 milhão de unidades. Apenas na Holanda, entre os quase 450 mil carros adquiridos, 43 mil eram emissão zero.

Fonte: Equipe DPVAT  |  Hypeness, Conexão Planeta