ONSV orienta sobre práticas seguras no trânsito durante Ação Global

Abordagens de conscientização sobre a necessidade da adoção de práticas seguras para condução de veículos e, assim, contribuir com a redução do número de acidentes com mortes e feridos graves nas vias e rodovias do Brasil, foram levadas pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) neste final de semana a 5 estados brasileiros. A atividade ocorreu, neste sábado, 21 de maio, durante o projeto Ação Global Nacional, parceria entre o SESI (Serviço Social da Indústria) e a Rede Globo.

As orientações levadas aos participantes do Ação Global em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso (Cuiabá), Paraná (Foz do Iguaçu) e Goiás (Aparecida de Goiânia), integram as ações do Maio Amarelo e foram oferecidas no estande do ONSV a bem mais de mil pessoas. Em São Paulo, além de material informativo, o grupo de teatro Cia. Do Farol, de São José dos Campos, interagia com os participantes também no sentido de conscientização. Nos estandes do ONSV nos cinco estados, um simulador de direção também foi atrativo, inclusive das crianças.

Segundo Daniela Gurgel, gestora de Comunicação do ONSV, que atou no estande do Rio de Janeiro, o interesse pelos participantes foi bastante positivo. “Foi bastante expressivo o número de pessoas com as quais falamos lá no Rio”, destacou. Em Cuiabá não foi diferente. E o simulador foi um atrativo importante.

No Ação Global deste ano foram efetuados, segundo os organizadores, 95 mil atendimentos dos mais diferenciados. Desde a celebração de casamentos até emissão de carteiras de trabalho, exames de saúde, entre outros. No Rio de Janeiro, o evento contou com a participação de artistas da tevê Globo, entre eles Alexandre Borges, Solange Couto e Betty Gofman.

O  movimento Maio Amarelo foi criado há 3 anos pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) para conscientização sobre a necessidade de redução do número de acidentes fatais no trânsito. Seu desenvolvimento se dá de forma multissetorial, com o apoio do ONSV às ações relativas ao tema desenvolvidas por órgãos públicos, empresas, associações, federações, entre outros.

Na edição deste ano os temas enfocados pelo Maio Amarelo são a velocidade de a necessidade de utilização do cinto de segurança, em especial no banco traseiro. O movimento, também em 2016, obteve adesão de mais de mil parceiros. No Brasil, segundo destaca o diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho, mais de 43 mil pessoas morreram em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis e apurados via DataSus) em acidentes de trânsito.

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária