Seguro está entre destaques do 26º CIAB

Marco Antonio da Silva Barros, diretor geral da CNseg e presidente da FenaCap, e Gustavo de Souza Fosse, diretor de Tecnologia da Febraban, fizeram a abertura oficial da Trilha de Seguros nesta quarta-feira (22) pela manhã, em São Paulo. A trilha é um dos destaques da programação do Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB Febraban), que começou nesta terça-feira (21) e termina quinta (23), em São Paulo. “Nesse segundo ano de realização da Trilha de Seguros, a proposta é debater como o mercado segurador brasileiro vem avançando na utilização de soluções disruptivas no relacionamento com seus públicos. Temos na pauta temas importantes, com destaque para a comercialização dos seguros inclusivos”, disse Barros aos executivos que lotaram o auditório do evento.

Marco Barros destacou que há um longo caminho a ser percorrido, pois o Brasil ainda está amadurecendo em muitos aspectos relacionados à tecnologia. Um grande passo do mercado no sentido de inovar, afirmou, é o lançamento, de forma institucional, da CNspar, com o propósito de implementar um programa de apoio a startups. Batizado de Programa de Inovação Mar, em homenagem ao ex-presidente Marco Antonio Rossi, o programa pretende estimular e colaborar com o empreendedorismo no mercado segurador.

Fosse ressaltou a importância do mercado de seguros. “O setor de seguros é extremamente relevante para a nossa economia. Sua importância se traduz em números expressivos: no ano passado, o setor registrou faturamento de R$ 365 bilhões, crescimento de 12% em relação a 2014, e ativos próximos de R$ 800 bilhões”, destacou em seu discurso de abertura da Trilha.

O diretor de TI da Febraban destacou que a Trilha de Seguros, desenvolvida em parceria com a CNseg, tem por objetivo proporcionar uma visão de como o mercado pode aproveitar as potencialidades dos mais diversos canais de distribuição e do uso da tecnologia como ferramenta de aprimoramento dos processos internos e de análise de aspectos qualitativos da relação de seguradores, clientes e prestadores de serviços. “A riqueza dos assuntos envolvendo o mercado segurador irá se repetir nesta 26ª edição do congresso, com a participação de renomados executivos deste segmento para debater temas como as novas aplicações em dispositivos móveis, seguros inclusivos e os canais digitais, a produtividade do BackOffice e a transformação digital no canal de vendas. A 26ª edição do CIAB Febraban acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo e reúne executivos das áreas de finanças, tecnologia, pesquisas, inovação tecnológica, segurança da informação, serviços bancários e seguros, para debater as diversas vertentes relacionadas à economia digital e como as inovações tecnológicas podem transformar os negócios nas instituições financeiras. Na pauta específica de seguros, serão abordados temas como Seguros Inclusivos X Canal Digital, que será debatido pelo superintendente executivo técnico da CNseg, Alexandre Leal, e pelo presidente da Comissão de Seguros Inclusivos da CNseg e diretor executivo da Bradesco Seguros, Eugenio Velasques; Medindo Qualidade em Seguro - Saúde Usando Graph Analytics, que terá como palestrante o diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), José Cechin. Também estarão no radar: Transformação Digital no Canal de Vendas; Novas Aplicações em Dispositivos Móveis; e Seguradoras - Alavancando produtividade em backoffices – Cases. O CIAB Febraban é um dos o maiores eventos de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina. Desde a sua primeira edição, em 1990, incentiva o desenvolvimento da tecnologia e inovação, contribui para a evolução do setor e gera oportunidades de negócios para os participantes. Em 2015, o Congresso recebeu um público recorde estimado em 20 mil visitantes e mais de dois mil congressistas.

Fonte: CNseg