Os desafios para aposentadoria em um ambiente de transformações demográficas

Associação Global de Federações de Seguradoras (GFIA, na sigla em inglês) acaba de lançar o relatório "Provisão de Aposentadoria para uma População em Envelhecimento" em que aborda os impactos na aposentadoria das pessoas causados pela atual transformação demográfica mundial caracterizada por uma redução das taxas de natalidade e um aumento da expectativa de vida.

O estudo afirma que a dramática queda observada na proporção entre trabalhadores e aposentados em muitos mercados, somado a um envelhecimento de suas populações, fará com que muitos países enfrentem enormes dificuldades para manter um padrão de vida adequado para seus aposentados sem que seja preciso recorrer ao aumento da arrecadação dos trabalhadores.

Como propostas para enfrentar a questão, o relatório sugere o aumento da sustentabilidade e diversificação dos sistemas previdenciários, com a oferta de poupanças complementares para aposentadoria e utilização de mecanismos suplementares de custeio de aposentadorias para além das provisões da Seguridade Social.

Outra recomendação é a adoção de medidas políticas, por parte dos governos, com o propósito de proteger os trabalhadores que possuam previdência privada, garantindo estabilidade regulatória e flexibilidade para inovação para o setor segurador, um dos principais provedoras de poupanças de longo prazo e produtos de previdência.

>> Para conferir o documento na íntegra, na versão em português, traduzido pela CNseg, clique aqui

Fonte: CNseg