Relatório atribui queda de mortes em rodovias à Lei do Farol

A obrigatoriedade de trafegar com farol baixo aceso durante o dia já traz resultados positivos nas estradas brasileiras segundo avaliação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Relatório da corporação concluído nesta quinta-feira, 11 de agosto, registra queda expressiva no número de acidentes nas rodovias desde que a nova lei (13.290/2016) entrou em vigor há pouco mais de um mês.

De acordo com os dados da PRF, foram verificadas 117 colisões frontais durante o dia nas rodovias brasileiras no período entre julho e agosto. O número é 36% inferior aos 183 acidentes do mesmo tipo verificado no mesmo período de 2015. Segundo o levantamento da PRF, esses acidentes foram responsáveis por 39 mortes e 67 feridos graves, números 56% e 41%, respectivamente, menores do que no ano passado.

O documento aponta, também, queda de 34% no número de atropelamentos. Frente aos  131 verificados em idêntico período de 2015, foram 86 os casos, que resultaram em 10 mortes e 43 feridos.

Na avaliação de Renato Campestrini, gerente técnico do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), os dados “são recebidos com satisfação , pois mostram que a Lei dos Faróis, apesar de criticada por muitos, veio a somar na preservação de vidas, que é uma das metas do trabalho realizado pelo OBSERVATÓRIO”.

Campestrini lembra, também, que os números se referem ao período de férias escolares em que mais pessoas trafegam pelas rodovias em busca de lazer e diversão. “O primeiro passo foi dado e ficamos na expectativa de que a redução se confirme também nos próximos períodos para que possamos celebrar ainda mais este feito”.

No estado de São Paulo, informa a assessoria de Comunicação da PRF, não foram registradas alterações significativas, “possivelmente pelas características das rodovias federais paulistas, em sua maioria duplicadas”.

O relatório ainda destaca 6.616 autuações pelo descumprimento da lei, apenas nas rodovias federais no Estado de São Paulo. No Brasil elas somaram 124 mil. Trafegar com o farol baixo aceso durante o dia é importante para ver e ser visto. Pratique!

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária