Momento Segurança no Trânsito fala do risco de dirigir em situação de estresse

O estresse, mal do século 21 é abordado no Momento Segurança no Trânsito desta semana, já que pode gerar risco no trânsito. O quadro, produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT, mostra como o estresse pode interferir no modo de dirigir, lembrando as várias causas do estresse, desde a correria do dia a dia, jornadas extensas de trabalho, ansiedade e até mesmo o trânsito.

O programa destaca que as condições emocionais do motorista são relevantes e influenciam na forma de conduzir o veículo e, ainda, a perder a razão e tomar atitudes imprudentes . A partir desta constatação o vídeo dá algumas orientações sobre como deve se comportar o motorista consciente: não aceitar provocações, ouvir música em volume adequado (música muito alta distrai a atenção), evitar áreas de congestionamento e, entre outras, a dirigir defensivamente.

O Momento Segurança no Trânsito foi idealizado pelo OBSERVATÓRIO para ampliar ainda mais as parcerias no sentido de conscientizar a população sobre o tema segurança no trânsito. Os vídeos são disponibilizados gratuitamente a todos os que tiverem interesse em reproduzi-los. Para isso o interessado deve encaminhar email no seguinte endereço: onsv@onsv.org.br.

Acesse aqui o vídeo.

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária