Santa Catarina é o terceiro estado mais competitivo do Brasil

Santa Catarina é o terceiro estado mais competitivo do Brasil, conforme pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Tendências Consultoria, e divulgada pela Exame.com.

Este é o quinto ano seguido que a competitividade das 27 unidades da federação é analisada, levando em consideração 65 itens em 10 pilares estratégicos: segurança pública, eficiência da máquina pública, sustentabilidade social, capital humano, infraestrutura, inovação, educação, potencial de mercado, solidez fiscal e sustentabilidade ambiental.

O balanço final gera uma nota de 0 a 100 para cada estado. Os mais competitivos são os que ficaram acima da média brasileira, de 50,2 pontos.

Santa Catarina

Com 74,3 pontos, o Estado aparece como o terceiro mais competitivo do Brasil, atrás apenas de São Paulo (88,9 pontos) e do Paraná (76,9 pontos).

O Estado também alcançou pontuação máxima em Sustentabilidade Social, ficando na primeira posição nacional.

A segunda melhor nota foi alcançada em Eficiência da Máquina Pública (92,7 pontos), com a 7ª posição geral neste quesito.

Santa Catarina ainda ocupa a terceira posição geral nas categorias Educação (85,7 pontos) e Inovação (64,9 pontos) e o quarto lugar em Segurança Pública (91,5 pontos) e Infraestrutura (65,1 pontos).

Os piores desempenhos foram registrados em Potencial de Mercado (28,9 pontos) e em Sustentabilidade Ambiental (57,9 pontos).

O ranking completo com os 13 Estados mais competitivos do Brasil está disponível AQUI.

Confira o desempenho de Santa Catarina em cada um dos 10 indicadores e a posição no ranking geral:

Fonte: Noticenter