Está com sono e vai dirigir? Então repense antes nos riscos e veja as novidades!

Uma noite de sono mal dormida contribui para desatenção, cansaço e um dia menos produtivo no trabalho. Mas, e quando é preciso dirigir nessas condições? De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), não aproveitar uma noite de descanso pode reduzir a concentração dos motoristas em até 50%. A sensação de fadiga prejudica os estímulos do corpo, o deixando mais lento para reagir a situações inesperadas, como a necessidade de desviar de um carro parado na via ou de um pedestre atravessando a rua.

Por mais inofensivo que pareça, os riscos de misturar sono com volante são reais e fazem milhares de vítimas todo ano. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 30% das mortes em rodovias do país são causadas por condutores que dormem na direção. Para não sofrer com o problema, especialistas reafirmam a necessidade de respeitar o tempo de descanso para o corpo e mente, que geralmente varia entre sete e nove horas por dia, para estar disposto nas horas seguintes.

Quem trabalha dirigindo, como caminhoneiros e taxistas, precisa redobrar a atenção por conta das longas jornadas à frente do volante. Sinais como bocejos frequentes e olhos pesados já servem como indícios de que é preciso parar e descansar para depois seguir viagem. Muitas vezes, esses profissionais recorrem a outros métodos, como grande ingestão de cafeína e até drogas para enganar o sono, mas ainda representam um risco para outros motoristas.

Para diminuir o número de acidentes provocados por esse problema, os condutores podem contar com a tecnologia. O aplicativo para smartphones Android, chamado de HealthyRoad, por exemplo, foi desenvolvido para detectar até mesmo pequenas distrações e sinais de adormecimento ao volante. Utilizando a câmera frontal do celular para analisar o comportamento do motorista, a ferramenta produz avisos sonoros e visuais para acordar o condutor. A tecnologia já foi testada por grandes montadores do mundo e por empresas de carga.

O mercado também já disponibiliza sensores que identificam se o motorista está cansado, mesmo sem sinais muito perceptíveis. Por meio de imagens capturadas por um sistema infravermelho instalado no veículo, a tecnologia conhecida como “Fatigue Safety System Monitor” é capaz de identificar pelo movimento dos olhos um possível cansaço, alertando imediatamente sobre o problema para quem estiver dirigindo. Algumas montadoras de automóveis já investem na produção de caminhões com tecnologia similar instalada, garantindo maior segurança nas estradas.

Não ignore os sinais que o seu corpo emite e escolha salvar vidas no trânsito!

Fonte: Equipe DPVAT