Campanha Eu Sou Vida: dicas de como realizar o autoexame

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras – trabalhou durante o mês de outubro a campanha Eu Sou Vida, que focou nas informações sobre o câncer de mama  e a descoberta precoce da doença.

As chances de cura do câncer aumentam se a doença for descoberta ainda em seus estágios iniciais, por isso, é muito importante a realização do autoexame. Segundo dados do INCA,  66,2% das mulheres perceberam a doença pela primeira vez através do toque.

Confira as dicas para a realização do autoexame:

*É muito importante conhecer os aspectos naturais das mamas, pois dessa forma, alterações ou irritações na pele serão percebidas mais facilmente;

*Quando fazer o exame no chuveiro, ou deitada, colocar um braço atrás da cabeça e apalpar a mama com o braço oposto. Utilize movimentos circulares, de fora para dentro e procure por caroços, retrações na pele, ou secreções nos mamilos. Faça mesma coisa com a mama oposta.

*Você também pode realizar o exame na frente do espelho, levantando os braços para observar se há quaisquer alterações.

*É importante reconhecer que autoexame não substitui a visita ao médico.

Segundo o Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC), o autoexame deve ser feito uma vez a cada mês, uma semana após o termino da menstruação. Aquelas que não menstruam devem fazer o exame em um dia fixo do mês, repetindo sempre na mesma data.

O autoexame é um exercício de conhecimento próprio, que ajudará a mulher a identificar mais facilmente alterações na mama. Não deixe de se proteger, realize o autoexame e também o acompanhamento médico.

*Informações do INCA e IBCC

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras