Três cidades catarinenses estão entre as melhores do Brasil para empreender

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedores (ICE) Endeavor, divulgado no dia 16 de novembro, Florianópolis é a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

A Endeavor avalia os pilares que mais afetam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora, e aponta os que possuem as melhores condições para o desenvolvimento de empresas.

Dois fatores são os grandes responsáveis pelo destaque de Florianópolis: capital humano e inovação. Em todas as edições do estudo, o município ocupa a primeira posição no índice geral de capital humano. De acordo com a pesquisa, isso se deve às boas universidades e escolas, a nota do ENEM é a mais alta entre todas as cidades pesquisadas, e mais de 50% dos universitários estão matriculados em cursos de alta qualidade, de acordo com o Inep (a média geral é 21%).

Além disso, Florianópolis se destaca no número de mestres e doutores nas áreas de ciência e tecnologia: para cada 100 empresas há 20 profissionais com títulos de mestrado e doutorado. Mas, ainda assim, a cidade oferece salários abaixo da média das 32 cidades.

Joinville subiu cinco posições em relação a 2015 e alcançou o quarto lugar geral. Um de seus maiores saltos foi no indicador ambiente regulatório (3º melhor do país), que mede a burocracia. O muncípio apresenta também bom resultado no quesito inovação, liderando o volume de recursos recebidos por meio de BNDES e Finep.

Enquanto a média das 32 cidades brasileiras é de R$ 4,9 mil disponíveis para inovação para cada empresa, em Joinville esse valor é 3,5 vezes maior (R$ 17,6 mil).

Já Blumenau conseguiu elevar sua colocação para a 13ª, no ano passado foi a 20ª, e tem a infraestrutura como melhor pilar (5º melhor do país). Neste quesito, a cidade se destaca pela média de vários indicadores de condição urbana (percentual da população com internet rápida, preço médio do m², custo de energia elétrica, entre outros), ficando atrás apenas de Sorocaba (SP).

Blumenau também apresenta a maior concentração proporcional de empresas de TIC (tecnologia da informação e comunicação) do país, Florianópolis é a segunda colocada.

Confira o Índice completo AQUI.

(Foto: Divulgação)

Fonte: Noticenter | Endeavor