Vai dirigir sozinho pela primeira vez? Redobre a atenção e cautela

Vai dirigir sozinho pela primeira vez? Não se assuste se sentir medo e até mesmo certo tremor ao pensar na possibilidade ou, ainda, ao entrar no veículo. Se você fez seu curso de condução, passou nos exames, saiba que está habilitado e que o restante faz parte simplesmente da ansiedade comum a tudo o que se faz pela primeira vez.

Mas é bom saber, também, que as vias oferecem riscos e, por isso, é importante ter cautela e, ainda, controlar a emoção e a ansiedade. Por isso, quanto maior a atenção e cuidados com a segurança, melhor.

Se for pegar o volante pela primeira vez, é fundamental dirigir na velocidade correta, não deixar de usar o cinto de segurança, se manter na faixa correta e uma distância segura em relação ao veículo da frente. Essas regras, inclusive, valem para todos os condutores.

Assim como elas, esse condutor deve sinalizar com setas suas intenções para, desse modo, promover um ‘diálogo’ com os outros motoristas; deve respeitar faixa de pedestres, a sinalização de trânsito, exatamente como qualquer outro.

Além de obedecer às regras comuns, o motorista que sai sozinho pela primeira vez, deve se atentar, igualmente, ao fato de que, por ser iniciante, sua resposta em caso de alguma eventualidade pode ser mais demorado do que a de condutores experientes. Por isso deve manter boa distância do veículo que vai à sua frente, para evitar, por exemplo, uma colisão traseira.

Outro detalhe: o motorista mais experiente pode perceber que o trânsito vai parar. Já o novato pode não ter a percepção com a mesma agilidade. Por isso o ideal é que mantenha distância maior. É aconselhável também que o principiante viaje na companhia de um condutor mais experiente, porque certamente, ele ficará nervoso.

Na estreia ao volante, evite ultrapassagens – nas estradas, inclusive, elas costumam ser mais perigosas do que nas vias da cidade até mesmo para os mais experientes. Se a ultrapassagem for realmente necessária, lembre-se que são, obrigatoriamente, feitas pela esquerda, nunca pela direita ou pelo acostamento.

O principiante deve também estar atento aos sinais, ou seja, à comunicação feita por setas, faróis, etc, pelos outros motoristas, que estarão sinalizando suas intenções. Deve, ainda, manter os vidros totalmente fechados ou totalmente abertos para que, no caso de trafegar em uma rodovia, o veículo fique estabilizado se, por exemplo, for ultrapassado por um veículo muito grande, causando deslocamento de ar.

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária