Indicador de confiança de seguros recupera-se em janeiro

O mercado segurador, acompanhando os demais indicadores positivos da economia neste começo de ano, também dá sinais de reação em nível de confiança. É o que aponta Pesquisa da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), com base na percepção de seguradoras, corretoras e resseguradoras para desempenho do mercado no semestre. Depois de quatro meses consecutivos em queda, o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) – um dos principais termômetros do mercado – voltou a subir e marcou 105,5 pontos em janeiro de 2017.

O presidente da Fenacor, Armando Vergílio, afirma que esse resultado é fruto da percepção do mercado de que a economia começa a dar sinais de recuperação e que o setor de seguros tem, mais uma vez, a chance de superar expectativas e também colaborar com a retomada do crescimento, especialmente lançando produtos voltados para as classes B e C. É o caso, por exemplo, do Seguro Auto Popular, que possibilita aos proprietários de carros usados protegerem o seu veículo, pagando valores mais compatíveis com a sua renda.

Além do ICSS,  também são calculados mensalmente o ICES (Índice de Confiança das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras) que recebem pontuação de 0 a 200. Todos esses dados também registraram alta em comparação a última medição, realizada em dezembro de 2016.

A pesquisa da Fenacor também apura a expectativa das empresas em relação ao faturamento para os próximos seis meses. O estudo mostrou que 89% das corretoras, 89% das seguradoras e 71% das resseguradoras apostam na manutenção ou melhora dos índices atuais. Na análise da rentabilidade, 78% das corretoras; 66% das seguradoras e 71% das resseguradoras esperam que os resultados cresçam ou fiquem estáveis.

Fonte: CNseg