Selic mantém trajetória de queda, diz pesquisa Focus

As seguradoras devem trabalhar com uma crescente redução do resultado financeiro em suas operações, considerando-se as estimativas da pesquisa Focus, publicação do Banco Central. A mais recente, publicada nesta segunda-feira (20), prevê que a taxa Selic terá novo decréscimo nesta semana de 13% para 12,25%, ou seja, novo corte de 0,75 ponto percentual. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que definirá a nova Selic está marcada para esta terça e quarta-feira (22).

Para analistas do mercado financeiro, o corte mais acelerado dos juros é vital para acelerar a recuperação da economia. Como a inflação está em queda, as instituições financeiras esperam por mais cortes na taxa básica nas reuniões seguintes do Copom. Segundo o mercado financeiro, a Selic encerrará 2017 em 9,5% ao ano e 2018 em 9% ao ano.

Analistas do mercado financeiro dizem que Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o ano em 4,43%. Ou seja, abaixo do centro da meta de inflação, que é 4,5%. A meta tem limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa para o IPCA segue em 4,5%.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país), este ano, foi mantida em 0,48%. Para o próximo ano, a expectativa é que a economia cresça 2,3%.

Fonte: CNseg