Preços ao produtor têm deflação em fevereiro

Mais um indicador, em queda livre, mostra o caminho facilitado para o Banco Central ampliar o corte de juros neste ano. Desta vez, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) de fevereiro, que registrou a primeira deflação desde agosto do ano passado, com queda nos preços de todas as categorias. O IPP retrocedeu 0,43% no mês passado, contrapondo-se à alta de 0,30% no mês anterior, relatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 28. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 1,54%.

A categoria de bens de consumo, com 0,58%, foi a que apresentou a maior deflação, seguida pela queda de 0,36% nos preços dos bens intermediários. Já bens de capital apresentou recuo de 0,30% no mês. Por sua vez, os produtos das indústrias extrativas apresentaram queda de 5,06%.

O resultado da inflação em queda abre brecha para acelerar o ritmo de afrouxamento monetário. Desde outubro, a queda é de dois pontos percentuais desde outubro, situando-se em 12,25%. A aposta é de que a Selic tenha queda de um ponto percentual na reunião de abril. O IPCA-15 de março, prévia da inflação oficial ao consumidor, teve a menor alta mensal em mais de dois anos e meio, de 0,15%, depois de avançar 0,54% no mês anterior.

Fonte: CNseg