Governo anunciará corte no Orçamento

O governo deve anunciar nesta quarta-feira um corte de R$ 30 bilhões no Orçamento de 2017 e a reoneração da folha de pagamento. Tais medidas miram conter o rombo adicional de R$ 58,2 bilhões nas contas públicas deste ano. Há ainda uma grande possibilidade de aumento de alíquotas de tributos, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

De acordo com relatório divulgado há pouco, o Ministério da Fazenda argumentou que seria impossível contingenciar totalmente o rombo adicional de R$ 58,2 bilhões, porque "seriam eliminadas 61% de todas as despesas discricionárias do governo central". Na prática, esse montante significaria a impossibilidade de o governo federal terminar o ano fiscal de 2017 sem comprometer despesas importantes nas áreas de saúde e educação".

O Palácio do Planalto resiste em elevar impostos, porque o presidente Michel Temer não gostaria de onerar mais o setor produtivo justamente em um momento em que há sinais de recuperação da economia, depois de dois anos de recessão. A meta de déficit primário deste ano é de R$ 139 bilhões para o governo central (governo federal, INSS e Banco Central). O governo tem, até o dia 30, para publicar decreto especificando as despesas discricionárias que precisará cortar para cumpri-la.

Fonte: CNseg