Confiança da industria do estado é a maior em cinco anos para o mês de abril

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Catarinense (ICEI) alcançou em abril 55,7 pontos.

Este é o valor mais alto para o mês nos últimos cinco anos, mostra pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizada em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O cálculo do ICEI é feito por meio da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses. O índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia. AQUI a pesquisa completa.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, destaca que desde dezembro a confiança do industrial catarinense apresenta trajetória de crescimento.

“O resultado de abril foi puxado, especialmente, pela melhoria da confiança no futuro da economia. Contudo, para que o otimismo se mantenha em alta e se transforme em efetiva retomada da economia é importante a concretização das reformas em discussão no Congresso Nacional”, avalia.

Índice nacional: Após três meses consecutivos de crescimento, o índice de confiança em nível nacional caiu 0,9 ponto em abril frente a março e atingiu 53,1 pontos neste mês. Apesar da queda, o indicador permanece acima da linha dos 50 pontos, o que sinaliza empresários otimistas. A informação é da pesquisa divulgada pela CNI.

O ICEI está 16,3 pontos acima do registrado em abril de 2016, mas abaixo da média histórica, que é de 54 pontos. De acordo com o levantamento, o recuo do indicador frente a março ocorreu, principalmente, por uma acomodação das expectativas em relação à própria empresa e à economia, cujo índice caiu 1,4 ponto, de 58 para 56,6 pontos.

“Apesar da queda, o índice permanece acima dos 50 pontos, o que indica que as perspectivas seguem positivas – ainda que o otimismo seja mais moderado do que o registrado em março”, destaca.

Fonte: Noticenter