Empreendedores precisam estar cientes dos riscos a que estão expostos

Esta semana, a Rádio CNseg trouxe uma entrevista com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, profissional com origem no setor segurador, abordando a questão do empreendedorismo e os riscos inerentes à atividade.

Afif afirma que o Sebrae identificou em pesquisa que, apesar de a idade média do empreendedor brasileiro girar na faixa dos 35 anos, cresce o número de profissionais na casa dos 50 anos que buscam o próprio negócio. Segundo ele, muitos destes são pessoas que se aposentaram cedo e buscam uma complementação de renda em tempos de crise. Tempos em que se reduz o empreendedorismo por oportunidade e cresce o por necessidade.

Como alerta, o presidente do Sebrae afirma que quem assume qualquer atividade privada precisa estar muito consciente dos riscos a que está exposto e, como conselho, lembra da necessidade de pé no chão, com o cuidado para não colocar todos os "ovos em uma mesma cesta", e atenção para a utilização das reservas e de empréstimos, cujos juros são muito elevados. Como último conselho, lembra da importância de não se misturar finanças pessoais com as finanças do empreendimento.

Fonte: CNseg