Seguros contra riscos cibernéticos são tema de seminário

O recente vazamento na internet de episódios inéditos da série de televisão Game of Thrones, decorrente de ataques de hackers ao site da emissora HBO, novamente trouxe à tona a discussão sobre segurança no mundo virtual.

Mais da metade das empresas brasileiras não possuem um programa de inteligência ou dispõem de mecanismos contra ameaças cibernéticas. A informação é de estudo anual desenvolvido pela Ernst & Young, uma das quatro maiores empresas de serviços profissionais do mundo.

A empresa ouviu mais de 1.700 executivos das áreas de Segurança da Informação e TI em todo o mundo, incluindo o Brasil. Mais de 70% dos entrevistados no País afirmaram que não investem nesse tipo de cobertura por restrições orçamentárias; outros 59% responderam que, mesmo que um de seus concorrentes fosse atacado, isso não aumentaria seus investimentos contra ciberataques.

Diante de um cenário que evidencia a falta de cultura de prevenção e considerando os recentes ataques cibernéticos em todo o mundo, os seguros contra esse tipo de crime se mostram essenciais para proteger o patrimônio das empresas.

Painéis e roda de debates

No entanto, ainda existem muitos questionamentos sobre os produtos e coberturas oferecidas no Brasil e no mundo. Para debater esses e outros aspectos relacionados à proteção e segurança no ambiente virtual, a Escola Nacional de Seguros promoverá o seminário “Riscos, Legislação e Seguros Cibernéticos”, no dia 17 de agosto, em São Paulo (SP).

O primeiro painel do evento será “Riscos Cibernéticos: o que acontece na atualidade – gerenciamento de riscos; segurança da informação e cybercrime”, apresentado por Luiz Milagres (Ernst & Young). Já Marcia Cicarelli (Demarest Advogados) conduzirá o segundo painel, “Aspectos Jurídicos do Direito Cibernético e sua multiplicidade”.

O seminário será encerrado com painel de debates sobre “Os Riscos Cibernéticos e as coberturas securitárias comercializadas no Brasil”, que contará com a moderação do coordenador do evento, o advogado Walter Polido, e a participação dos especialistas Flavio Sá (AIG Seguros), Gustavo Galrão (Argo Seguros), Mauricio Bandeira (Aon Corretora) e Silvia Gadelha (XL Seguros).

As atividades estão marcadas para começar às 8h45. Inscrições e outros detalhes estão disponíveis no www.funenseg.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seminarios@funenseg.org.br.

 Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social | Escola Nacional de Seguros