Contratar seguro para celular e eletrodomésticos exige atenção

Natal se aproximando, 13º salário no bolso: é uma boa hora para comprar uma geladeira nova, trocar a TV por um modelo mais moderno ou adquirir o último lançamento em matéria de celular. Na hora da compra, os vendedores costumam oferecer a garantia estendida ou um seguro para o produto. O que fazer: contratar ou não o serviço? Especialistas aconselham fazer a conta de quanto isso vai custar e avaliar com atenção a cobertura oferecida.

Como o próprio nome diz, o seguro de garantia estendida tem por finalidade prorrogar o prazo de proteção do item adquirido, além da garantia de fábrica, que, por lei, é de pelo menos 90 dias. Mas a promessa de não ter dor de cabeça com o conserto precisa ser analisada com cuidado, para que o comprador não caia em armadilhas, alerta o Procon-SP. É imprescindível ler com atenção todas as cláusulas do contrato e se informar sobre a cobertura oferecida. E mais: a venda desse tipo de seguro não pode ser atrelada a descontos nem ser embutida no valor da compra.

Marco Antonio Garutti, presidente da Comissão de Seguros de Garantia Estendida e Afinidades da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), esclarece que o preço do seguro de garantia estendida de 12 meses, por exemplo, varia conforme o tipo de produto. Em mais de 80% dos casos, custa entre 8% e 15% do valor do bem. Para muitos consumidores, diz Garutti, essa proteção é também o primeiro contato com um seguro. Ele lembra que um reparo custa, em média, 40% do valor do produto:

— O consumidor sabe o custo de ter que reparar um bem durável após o período de garantia. Muitas vezes, compensa comprar um novo. A garantia estendida pode representar uma economia no futuro.

Garutti dá o exemplo de um consumidor que comprou uma TV LED, 40 polegadas, em 18 parcelas de R$ 120. Se houvesse adquirido o seguro estendido por mais 12 meses, teria desembolsado 18 parcelas em torno de R$ 134. Antes de acabar de pagar as parcelas, um dos sensores da TV queimou. Na assistência técnica, foi cobrado um valor para avaliar o defeito e mais R$ 600 pelo reparo.

— Esse valor do reparo acaba pesando no orçamento. Se ele tivesse contratado a garanta estendida, sua televisão seria consertada quantas vezes fossem necessárias, durante os 12 meses adicionais, ou até receberia um aparelho novo. É uma proteção financeira — defende o diretor da FenSeg.

Fonte: O Globo | Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/contratar-seguro-para-celular-eletrodomesticos-exige-atencao-22143124#ixzz50ytZ4dZ6