Número de mortes nas rodovias federais de SC no Carnaval já supera 2017

Motorista de 44 anos morreu no último domingo após colisão na SC-418, em Joinville
Foto: Divulgação / Divulgação

Apesar da operação de Carnaval da Polícia Rodoviária Federal(PRF) terminar apenas nesta quarta-feira de cinzas, as autoridades responsáveis pelas rodovias do Estado já fazem avaliações a partir dos relatórios preliminares em Santa Catarina. O principal destaque é que o número de mortes no feriado prolongado subiu em relação ao mesmo período do ano passado: foram dez vítimas fatais em 2018, considerando até a tarde desta quarta, enquanto que em 2017 foram sete casos.

O número de feridos nas rodovias federais também já é maior, apesar do relatório ser parcial: foram 174 vítimas, número superior ao registrado nos carnavais dos dois anos anteriores — 167 em 2017 e 165 em 2016. Já o volume de acidentes, 167 casos até a manhã desta quarta, ainda está abaixo na comparação com o ano passado, quando foram registrados 170.

A PRF aguarda os números consolidados para fazer uma análise completa da operação, mas antecipa que dois fatores influenciaram o aumento de vítimas nas estradas. O primeiro foi o grande número de dias chuvosos durante o feriado, o que dificulta a direção nas rodovias — como no caso do motorista de Urussanga que morreu após bater contra uma placa de sinalização na BR-101.

Outro fator foi a data, já que o feriado prolongado começou na segunda semana de fevereiro neste ano, enquanto em 2017 o Carnaval ocorreu no fim do mês. Segundo a PRF, nesse período há muitos turistas que passam as férias em Santa Catarina, e o feriado trouxe ainda mais pessoas para o Estado.

Número de mortes nas rodovias estaduais é igual ao de 2017

Já nas rodovias estaduais catarinenses foram duas mortes até a manhã desta quarta-feira, sendo uma na SC-418, em Joinville, e outra na SC-401, em Florianópolis. O número é o mesmo de 2017, quando houve uma vítima fatal em Treze Tílias e outra em Nova Trento. O relatório é disponibilizado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Além disso, foram registrados 140 acidentes e 75 feridos durante o feriado prolongado de Carnaval em 2018. No ano passado, o número de acidentes foi maior, com 152, e o de feridos menor, com 70.

Fonte: NSC DC | Diário Catarinense