Mercado prevê Selic em 6,50% ao ano a partir desta semana

Mais um corte da taxa Selic é esperado pelo mercado financeiro nesta semana, quando ocorre a reunião de dois dias, a partir de terça-feira (20) do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, segundo a pesquisa Focus do Banco Central divulgada na manhã desta segunda-feira. A redução de 0,25 ponto percentual levará a Selic a cair à nova mínima histórica, de 6,50%, fechando o ano neste patamar. Em 2019, a taxa terá ligeira alta para o mercado, alcançando 8% ao ano.

No Top-5, grupo que mais acerta as previsões, considera-se provável também corte de 0,25 ponto percentual nesta semana, com a taxa fechando o ano a 6,50%. Para o fim de 2019, passou a ver a taxa básica a 8%- anteriormente sua previsão era de que alcançasse 9%.

A inflação controlada é o motivo para que haja ainda alguma flexibilização da política monetária. Especialistas projetam alta do IPCA de apenas 3,63% neste ano, média abaixo da pesquisa anterior, de 3,67%. A variação foi mantida em 4,2% para o próximo ano.

O mercado financeiro revisou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano: de 2,87% para 2,83% agora. Para 2019, as projeções de expansão foram mantidas em 3%.

As principais projeções do mercado para a economia brasileira tomam como bases estimativas de 100 instituições financeiras participantes da pesquisa do Banco Central.

Fonte: CNseg