Por que os reajustes dos planos de saúde são mais altos que a inflação média?

Buscando ampliar o entendimento dos consumidores e da sociedade em geral a respeito do funcionamento e das estruturas do setor segurador, a CNseg desenvolveu o Programa de Educação em Seguro que, entre suas diversas ações, estabeleceu uma parceria com as rádios BandNews FM (em rede nacional) e Alpha FM (nas praças Rio de Janeiro e São Paulo), para a veiculação diária do programa Sintonizado no Seguro. De segunda a quinta, o programa apresenta um boletim com informações do setor e, às sextas-feiras, uma entrevista exclusiva com o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, explicando conceitos do seguro.

>> Confira aqui os horários do programa

15 de junho de 2018 - Programa Sintonizado no Seguro

"Por que os reajustes dos planos de saúde são mais altos que a inflação?" Indaga a jornalista Mara Luquet ao presidente da CNseg, Marcio Coriolano, em mais um episódio do programa Sintonizado no Seguro.

"Não é só no Brasil, mas no mundo inteiro, que a chamada inflação médica é superior, em muito, à inflação geral de preços", afirmou Marcio. E isso acontece, prosseguiu, porque, hoje, a medicina tem muita tecnologia, com um remédio ou tecnologia novos e caros surgindo a cada dia.

Assim, se a tecnologia médica é introduzida com mais frequência, com seus produtos e serviços subindo mais de preço que outros produtos e serviços da economia, a inflação médica é maior. Em todo mundo é assim. A diferença são os modelos de acesso a esses sistemas que falam muito sobre os custos.

Fonte: CNseg