Especial Copa do Mundo: Curiosidades sobre o trânsito na Rússia

É oficial: a Copa do Mundo chegou! o/ Para aproveitar o clima desse evento vamos ajudar a quebrar a distância de 14450 km entre Brasil e Rússia e te levar numa viagem para conhecer um pouco do país que sediará o principal evento de futebol do mundo! Continue ligadinho no nosso post para saber mais e xxорошая поездка! (Boa Viagem!).

A história por trás dos vídeos mais assustadores no trânsito

Tanque de guerra passeando na rua, meteoros, ursos cruzando rodovias... essas cenas, inacreditáveis até para ficção, são apenas algumas das peculiaridades que você encontra quando procura algum vídeo sobre o trânsito na Rússia. E a quantidade de resultados é alta, galera! Atualmente, uma busca por "russian car crash" (batida de carro na Rússia) gera aproximadamente 2,5 milhões de resultados no YouTube. As tragédias da vida real são captadas graças a um costume do país: para garantir o recebimento do seguro de acidentes de trânsito, por exemplo, os russos instalam câmeras no painel frontal de seus veículos para registrar tudo em vídeos. E, como por aqui a gente gosta muito de exemplo, dá só uma olhadinha numa cena, no mínimo inusitada que rolou no trânsito de lá. 

Reprodução: YouTube

Saiba mais sobre o seguro obrigatório de trânsito

As câmeras nos carros servem para justificar a ocorrência de um sinistro para as seguradoras russas. Tudo porque o seguro obrigatório de trânsito também rola por lá! Conhecido pela sigla OSAGO (ОСАГО), ele é de responsabilidade civil e prevê indenizações em caso de danos materiais aos veículos e também oferece cobertura por morte. Na Rússia, em caso de morte por acidente de trânsito, a família da vítima é indenizada em R$ 50.000,00. No Brasil, a indenização do Seguro DPVAT paga por óbito no trânsito é de R$ 13.500,00. Interessante, não é? 

Índice elevado de mortes no trânsito

A ideia de que a Rússia é um local bem perigoso para dirigir não se deve somente à fama e quantidade gigantesca de vídeos na Internet. O país, de fato, tem altos índices de acidentes rodoviários. De acordo com a Inspetoria de Tráfego do Estado da Rússia, entre janeiro e maio de 2018, a Rússia registrou 55.153 acidentes de trânsito, que resultaram em 5.526 mortes e 69.617 feridos. Neste mesmo período, no Brasil, 16.670 indenizações por morte foram pagas pelo Seguro DPVAT, ou seja, três vezes mais do que o ocorrido no país-sede da Copa do Mundo deste ano. O número de indenizações relacionadas a invalidez, nos cinco primeiros meses do ano, no Brasil, chegou a 104.930 ocorrências. Esses dados se tornam assustadores quando lembramos que a Rússia tem 144 milhões de habitantes contra os 207 milhões de brasileiros, galera! 

Como são as regras de trânsito por lá?

Apesar das placas em cirílico, por incrível que pareça, na Rússia, as regras de trânsito são muito semelhantes às brasileiras. Beber e dirigir, por exemplo, nem pensar. Por lá, também há a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e o pedestre tem sempre a preferência. Dá um alívio saber disso, não é? Ufa! 

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito