Encontro debate efeito da Internet das Coisas para o seguro

O avanço da Internet das Coisas (IoT) no seguro será o tema central de um seminário promovido pela APTS e ENS, dia 27 de junho, das 9h às 12h, em São Paulo(*).  A ideia é analisar a transformação digital e sua repercussão no seguro, as novas tecnologias que conectam objetos à internet (carros, casas, eletrodomésticos etc.),  novos modelos de tarifação, além de produtos cada vez mais personalizados, redução no tempo de liquidação de sinistros, menos fraude e, ainda, novas experiências de consumo para clientes.

No caso de automóveis, as tecnologias de IoT permitem precificar o seguro com base no comportamento dos motoristas. Em residências e edifícios, o destaque é o monitoramento por câmeras com recursos de vídeo analíticos, reconhecimento facial, além da prevenção e combate a incêndio com dispositivos e softwares mais inteligentes e precisos.

Um dos palestrantes será o atuário Reinaldo Marques, que é diretor do LAR (Laboratório de Risco Atuarial e Inovação) e Risk Data Advisory na insurtech dataDrivr. Ele abordará o tema IoT do ponto de vista dos insights e oportunidades para a precificação, além da oferta de novos modelos de negócios. “A Internet of Things está impactando o mercado de seguros, trazendo novas abordagens na tarifação técnica de seguros, bonification e permitindo o desenvolvimento de modelos inéditos de negócios na era da conectividade”, diz.

A IoT já é considerada a mais promissora plataforma de tecnologia do mundo e deve movimentar US$ 19 trilhões até a próxima década, segundo previsões da Cisco, líder mundial em TI e redes. A expectativa é de que até 2020 cerca de 25 trilhões de equipamentos estejam integrados a sistemas inteligentes em todo o mundo. Para Gustavo Müller, diretor de TI da CEABS, o carro do futur o está mais próximo do que se imagina. No evento, ele analisará como a Internet das Coisas e o carro conectado estão mudando o mercado de seguros.

Segundo Müller, muitas montadoras estimam que, até 2020, já terão veículos com autonomia nível 4. Ou seja, veículos que dirigirão sozinhos, com mínimas restrições de ambiente de funcionamento. “As seguradoras também podem tirar proveito dessa tecnologia, que proporciona redução de sinistralidade e de custos. Ao diferenciar bons dos maus condutores, as seguradoras podem oferecer produtos e serviços mais personalizados, além de ampliar consideravelmente a base de clientes com nichos antes não atingidos por seguros tradicionais”, diz.

O evento contará, ainda, com a participação de Gerson Rolim, diretor da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), de Ricardo Chrisostimo, coordenador do Prêmio de Inovação em Seguros da CNseg, e de Richard Hessler Furck, corretor de seguros e empresário, sócio fundador da H&H Corretora de Seguros.

Serviço (*)

Evento “IoT (Internet das Coisas) no Seguro
Série “Tecnologias Disruptivas e seus impactos no seguro”
Data: 27 de junho, das 9h às 12h
Local: Auditório da Escola Nacional de Seguros – Rua Augusta, 1.600, Consolação, S. Paulo (SP).
Realização: Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) e Escola Nacional de Seguros (ENS)
Entrada: gratuita. Vagas limitadas.
Inscrições: no site da ENS (https://bit.ly/2l1YBtH)

Fonte: CNseg