CNseg amplia seu Programa de Educação em Seguros com mais dois livretos

A CNseg acaba de ampliar o seu Programa de Educação em Seguros com o lançamento de mais dois livretos.

O primeiro aborda a Governança, Risco e Compliance no Setor de Seguros, elaborado pelos integrantes da Comissão de Controles Internos e da Comissão de Gestão de Risco, da Confederação, e que inaugura a série “A Operação de Seguros”.

Nele, os autores apresentam os fundamentos da Governança Corporativa e das funções de Gestão de Riscos e de Compliance no setor de seguros.

De acordo com Simone Negrão, integrante da Comissão de Controles Internos, a adoção de regras de governança e compliance realmente eficientes é fundamental para a sustentabilidade do negócio das empresas. Segundo ela, no mercado segurador, em particular, que tem o gerenciamento de risco como seu core business e está sujeito a regulações específicas, as companhias já apresentam programas internos maduros.

O segundo livreto, por sua vez, trata da Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo, com foco no papel desempenhado pelo setor de seguros e é o primeiro volume da série “Regulação”.

"Ainda que em menor intensidade que no mercado financeiro, o mercado segurador também é suscetível a ser utilizado para a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo e, por isso, tem o dever de adotar medidas consistentes em um efetivo programa de prevenção, mitigando assim os riscos reais com multas, sanções e o impacto reputacional”, afirmou Angelo Calori, vice-presidente do Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD), instituição que elaborou o livreto, revisado pela Comissão de Controles Internos e pela Superintendência de Acompanhamento Técnico da CNseg.

Os livretos são dirigidos às associadas da CNseg, aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entidades de proteção e defesa do consumidor, aos órgãos de imprensa, às instituições acadêmicas e ao público em geral.

>> Clique aqui para acessar o livreto Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo

>> Clique aqui para acessar o livreto Governança, o Risco e o Compliance no Setor de Seguros

>> Clique aqui para acessar os demais livretos do programa de Educação em Seguros da CNseg

Fonte: CNseg