Capitais somaram quase 44 mil acidentes de trânsito em 2017, segundo dados do Seguro DPVAT

Apenas no ano passado, o Brasil teve mais de 245 mil acidentes de trânsito registrados. Desse número, somente as capitais somaram 43.803 ocorrências, segundo dados de acidentes ocorridos e já indenizados pelo Seguro DPVAT em todo o território nacional em 2017. No ranking das capitais com o trânsito mais violento do país estão São Paulo, Fortaleza e Goiânia. As estatísticas são do Boletim Especial "Semana Nacional de Trânsito", documento divulgado no final de setembro.

Os números revelam que a maior parte das vítimas ficou com algum tipo de sequela permanente após os acidentes e que as regiões Nordeste e Sudeste, responsáveis por 66% da frota brasileira, foram as que registraram mais ocorrências. Outra tendência apontada no documento foi o fato de que, também nas capitais, a faixa etária mais atingida por acidentes de trânsito foi a de jovens do sexo masculino entre 18 a 34 anos, mesmo comportamento dos números totais de indenizações.

Ainda de acordo com o levantamento, os paulistas foram as maiores vítimas do trânsito em 2017 com quase 6 mil ocorrências contabilizadas. Entre elas, estão mais de 700 casos de morte e 3,5 mil de invalidez permanente. Logo atrás aparecem Fortaleza (3.908), Goiânia (3.587), Rio de Janeiro (2.877), Teresina (2.493), Belo Horizonte (2.433), Manaus (2.203), Campo Grande (2.052), Recife (1.943) e Curitiba (1.817). Em todas predominam os casos de pessoas que ficaram inválidas (71%). Os acidentes fatais representaram 8%. Já na lista de capitais com menor número de acidentes estão Vitória (335), em último lugar, sendo seguida por Macapá (390), São Luís (448), Rio Branco (483) e Belém (600).

O recorte do Boletim Especial com o número de indenizações do Seguro DPVAT pagas nas capitais brasileiras já foi destaque em matérias produzidas por diversos veículos como Rádio BandNews (DF e PR), Portal G1 (CE), Portal Bem Paraná (PR), Correio do Estado (MS), Portal ES Hoje (ES) e MSTV 1ª Edição (MS). Clique aqui para acessar a sessão "Destaques da Mídia" do site da Seguradora Líder e conferir as matérias na íntegra.

Clique aqui para acessar o Boletim Especial "Semana Nacional de Trânsito". Confira o texto na íntegra clicando aqui

Fonte: Seguradora Líder DPVAT