Como praticar a direção defensiva

Você sabia que, de acordo com números da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 25.765 pessoas sofreram acidentes nas estradas em 2018 por falta de atenção na condução de seus veículos? Uma das ferramentas para evitar que esse número continue crescendo a cada ano é a direção defensiva, tema do texto postado no blog “Viver Seguro no Trânsito”. Afinal de contas, responsabilidade e consciência no trânsito são duas características fundamentais para o condutor de todo e qualquer tipo de veículo, não é mesmo?

Muita gente acredita que direção defensiva é complexa e cheia de mudanças na forma de conduzir o veículo, mas na verdade são práticas simples que podem fazer uma grande diferença quando o quesito é segurança. Separamos algumas ações simples para os motoristas perceberem que transformar o trânsito em um lugar mais seguro é possível!

1) Manutenção do veículo: Nada de esquecer das revisões, não é mesmo? Grandes problemas e transtornos podem ser evitados quando o veículo tem manutenção frequente!

2) Equipamentos de segurança: Eles devem ser usados sempre! Cinto de segurança, capacete, são itens essenciais para proteção dos condutores e passageiros dos veículos.

3) Postura do motorista: Parece uma observação desnecessária, mas é fundamental que o condutor mantenha uma postura correta para que tenha tempo de reação em caso de perigo. Portanto, o corpo deve estar encostado no assento, formando um ângulo que se aproxime dos 90 graus.

4) Respeite os limites de velocidade: Uma das regras mais básicas. É de extrema importância que os motoristas respeitem os limites de velocidade nas vias. Somente ano passado, ainda de acordo com a PRF, 6.843 acidentes aconteceram por velocidade incompatível.

5) Obedeça a sinalização: Respeite cada placa de trânsito. Elas são importantes e fundamentais para que o trânsito seguro seja estabelecido. Acidentes podem ser provocados pela má interpretação de uma placa!

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito - Equipe DPVAT