Empresas devem ter foco em experiência do usuário para sobreviver

Na manhã da última terça-feira, dia 27 de agosto, o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul recebeu a gestora de design digital e inovação da ilegra, Caroline Capitani, para falar sobre “As tecnologias e tendências que estão redesenhando o setor de seguros”. A palestrante começou afirmando que atualmente é fundamental colocar o usuário na frente de tudo e pensar estratégias levando sua experiência em consideração. “As startups de seguros vão abocanhar parte do mercado porque elas tem tecnologia e a experiência do usuário como prioridade. Se não trabalharmos a mudança de mindset, as empresas serão suplantadas por outros players”, destacou.

Analisar o cenário atual e fazer mudanças é cada vez mais fundamental para a sobrevivência dos negócios. Para isso, é importante levar em consideração três pilares: design, inovação e software. O design, explica, deve ter forma e função, não apenas ser algo esteticamente agradável. “A inovação é um projeto alinhado a estratégia da empresa, que apresente alto grau de novidade perante o mercado e impacte substancialmente no resultado. Não é algo para gerar novas receitas e sim para gerar eficiência processual, o que reduz custos e tem mais receptividade nas empresas do que simplesmente algo que pode vir a gerar lucro”, pondera Caroline.

Um ponto importante deste movimento para a gestora é prestar atenção não apenas no próprio mercado, mas também nos demais, pois muitas vezes uma inovação de fora tem impacto direto na sua atividade. Uma participante da plateia lembrou que as empresas aéreas estão preocupadas com o avanço das tecnologias que permitem as reuniões por videoconferência, pois isso já causa impacto na demanda por passagens. “Olhar para fora amplia minha visão e gera inovação”, afirmou a palestrante. O uso de bens compartilhados e veículos autônomos são outros exemplos que devem trazer um impacto direto no mercado segurador.

Ao final, o Presidente da Entidade, Guacir Bueno, agraciou a palestrante com um certificado de agradecimento por sua participação e ressaltou a qualidade e relevância do conteúdo apresentado por Caroline.

Fonte: SindsegRS – Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul