Ainda vale a pena ter um site profissional, com tantas redes sociais por aí?

Por Luiz D'Elboux, diretor de Marketing da HostGator América Latina

Atualmente, as relações pessoais e profissionais estão convergindo nas mídias sociais, como os populares Facebook e Instagram. Até o WhatsApp - que não é rede - exerce função importante e molda o comportamento de empreendedores e consumidores. É comum conversar com colegas na empresa que encontraram uma marmitaria, ou tantos outros negócios, em uma rede social e fizeram um pedido para o almoço pelo aplicativo de troca de mensagem.

Talvez você se pergunte: “Com tantas redes sociais, ainda é importante ter um site?” A resposta é sim. Melhor do que ser encontrado nas redes é ser encontrado no Google. Vou mostrar alguns dados do Sebrae, em pesquisa com micro e pequenas empresas, que vão convencê-lo a criar um site e fortalecer seu negócio na internet.

Buscar no Google é o primeiro recurso

De acordo com a pesquisa, o Google é o primeiro site que os empreendedores procuram quando precisam de ajuda. Entre os MPEs, 63% pesquisam fornecedores e preços na plataforma antes de contratar serviços. Se você está buscando aumentar sua clientela, chegou a hora de fortalecer sua presença online.

Mesmo com esses dados, apenas 27% dos empreendedores têm sites para seu negócio. Pense bem: você sai na frente da concorrência só por estar presente no Google, maior buscador da internet.

Você pode manter WhatsApp e redes sociais, que seus clientes atuais certamente amam. Agora, como os novos clientes vão encontrar você? De acordo com uma pesquisa interna realizada com clientes da HostGator:

  • 78% dizem que ter um site expõe o negócio de maneira mais profissional
  • 70% afirmam que o marketing digital ajuda a trazer novos clientes
  • 69% dizem que a presença online ajuda a se destacar da concorrência

Soluções a um clique de distância

Comecei o texto com o exemplo da marmitaria, em que muitos colegas do trabalho compram, diariamente, por meio de WhatsApp. Falei de um segmento de ticket médio baixo, com capacidade de escalar. Neste caso, “escalar” é ir além do seu círculo de contatos (aqueles que já são clientes e conhecem sua loja) e chegar até novas pessoas. Já parou para pensar no volume de buscas no Google, diariamente, para “entrega de marmita” ou “delivery de marmita”? Garanto que são milhares.

Fiz uma busca por esses termos e o resultado foi interessante. Os primeiros resultados são os que estão na minha região e, certamente, vou optar por um deles para meu almoço. Enfim, além de redes sociais e do “boca a boca”, um site tem potencial para aumentar significativamente as vendas de uma empresa.

 

Luiz D’Elbooux é especialista em estratégias de marketing digital e construção de marcas. Atualmente é Diretor de Marketing da HostGator América Latina, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online. Fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos, a empresa conta, há dez anos, com um escritório no Brasil e tem forte atuação internacional.

Fonte: Noticenter