Apesblu - Resultados Paralímpiadas Escolares 2019

Entre os dias 18 e 23 de novembro aconteceu em São Paulo as Paralimpíadas Escolares Brasileiras, promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O saldo de medalhas da participação dos alunos do programa Paradesporto Escolar de Blumenau foi alto, com mais de 20 medalhas de ouro, sendo seis de prata e oito bronzes, além de oito recordes obtidos na competição. Com os resultados obtidos por Blumenau e demais cidades, Santa Catarina conquistou o vice-campeonato, ficando atrás apenas de São Paulo, estado que sediou a competição.

Pelo quarto ano consecutivo, a cidade levou o maior número de atletas para integrar a seleção catarinense que disputou as Paralimpíadas Escolares Brasileiras, o maior evento paralímpico do mundo voltado para estudantes. Foram 26 atletas, cinco técnicos e onze staffs para disputar as modalidades de atletismo, bocha, futebol PC, goalball, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.

No tênis de mesa, Santa Catarina ficou em 1º lugar geral, com sete outros, dois pratas e dois bronzes, de paratletas blumenauenses. No atletismo, os atletas de Blumenau conquistaram cinco medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, levando Santa Catarina para o 2º lugar geral da modalidade. O paratleta José Alexandre Martins da Costa, o Petrucinho, obteve três recordes nas provas de 75m (8″75), 250m (30″46), e salto em distância (6,29m).

A natação também foi destaque. Os blumenauenses foram responsáveis pela conquista de oito ouros e um bronze, resultando também no 2º lugar geral da modalidade. A paratleta Isabelle Garcia Velásquez bateu cinco recordes nas provas em que participou: 100m livre (1’34’’50); 100m peito (2’29’’08); 220 medley (4’35’’88); 50m borboleta (58’’39); 50m livre (42’’31).

Blumenauenses também integraram equipes coletivas, conquistando medalha de ouro no goalball feminino, o bronze no voleibol sentado, 4º lugar no futebol PC, 5º lugar geral na bocha paralímpica e 7º lugar no goalball masculino. A atleta Sinara Pedroso levou o troféu de artilheira da competição de goalball com 26 gols.

“São resultados que nos trazem grande alegria, pois são fruto de um trabalho de muitos anos, com muita dedicação de professores e familiares, além de todo o suporte da Prefeitura e outros apoiadores do Paradesporto. Estes jovens são grandes exemplos de superação e prova de que a inclusão pelo esporte pode transformar e muito a vida das pessoas”, comemorou a secretária de Educação Patrícia Lueders em entrevista para o site da Prefeitura de Blumenau.

Resultados de Blumenau na competição:

Tênis de Mesa – Santa Catarina em 1° lugar geral

- 7 ouros

- 2 pratas

- 2 bronzes

Atletismo – Santa Catarina em 2° lugar geral

- 5 ouros

- 4 pratas

- 4 bronzes

Natação – Santa Catarina em 2° lugar geral

- 8 ouros

- 1 bronze

Bocha – Santa Catarina em 5° lugar geral

Voleibol sentado – Bronze

Futebol PC – 4° lugar

Goalball – Santa Catarina em 2° lugar geral

Equipe Feminina em 1° lugar

Equipe Masculina em 7° lugar

Fonte: Apesblu