Como todos os líderes podem contribuir para a experiência do funcionário

Cada vez mais, cultura e engajamento, juntamente com outros indicadores atrasados, estão sendo vistos não como desafios únicos pertencentes a uma função específica, mas como resultados conduzidos por antecedentes e comportamentos - medidas do estado da experiência do funcionário.

Assim como o valor de uma ótima experiência de cliente ou usuário é comprovado, novas pesquisas estão revelando os benefícios de uma ótima experiência de funcionário. Um estudo conjunto do Smarter Workforce Institute da IBM e do WorkHuman Research Institute da Globoforce encontrou pessoas que se classificaram no quartil superior do seu Employee Experience Index relataram um desempenho no trabalho 23% maior, investiram quase o dobro do esforço discricionário e tinham metade da probabilidade de sair. 

Esses resultados não são surpreendentes. As pessoas experimentam o trabalho exatamente da mesma maneira que em qualquer outro aspecto de sua vida - uma série de momentos, percebidos de forma positiva, negativa ou neutra, fundidos para criar memórias e narrativas. Dessa forma, a experiência do funcionário é a história que as pessoas recordam e recontam sobre seu dia, semana, mês, ano e carreira. 

Hoje, as organizações focadas no futuro estão trabalhando para fornecer uma experiência convincente e coerente em todas as etapas do ciclo de vida dos funcionários: da marca do empregador e da experiência de integração, até o cumprimento dessas promessas através das experiências de desempenho, aprendizado e desenvolvimento, segurança e bem-estar, entre outras. 

É uma abordagem impulsionada por uma função emergente de Experiência do funcionário, combinando aspectos de Pessoas e cultura, comunicação, marketing e design de serviços. No entanto, uma experiência contínua dos funcionários exige uma abordagem multifuncional, na qual todos os líderes desempenham um papel ativo. 

Felizmente, onde cultura e engajamento eram conceitos nebulosos, projetar uma experiência é um processo surpreendentemente lógico. E longe de exigir mudanças monumentais, grandes ações ou eventos inovadores, são as pequenas coisas que fazem a diferença. 

Como as pessoas experimentam um dia típico? Qual é a experiência deles com a integração? Como eles experimentam aprendizado e desenvolvimento? Como eles experimentam segurança e bem-estar? Ao dividir essas experiências nos momentos mais importantes - as conversas diárias, pontos de contato e conexões -, os líderes transformam a maneira como as pessoas se sentem em relação ao trabalho. 

Toda conexão 

O trabalho é construído em inúmeras conexões: entre líderes e suas equipes, pessoas e iniciativas, pessoas e conhecimentos, pessoas e a organização e pessoas e colegas. Não é diferente de um circuito elétrico - se até a menor conexão se degrada, tudo quebra. Por outro lado, ao fortalecer cada conexão, tudo melhora.

Os líderes desempenham um papel crucial na criação do ambiente e nas oportunidades de conexão. Isso inclui promover a segurança psicológica, facilitar a comunicação aberta e transparente, melhorar a colaboração e compartilhar objetivos. O comportamento deles define a referência e, se eles viverem e respirarem os comportamentos desejados, o pessoal também o fará.

À medida que o isolamento social se torna um problema significativo para a sociedade, as conexões humanas significativas no trabalho são mais importantes agora do que nunca.

Todo ponto de contato

Todo ponto de contato, interação e comunicação, independentemente do meio ou canal, é uma chance de capturar a atenção das pessoas, surpreendê-las e deleitá-las, inspirá-las, despertar sua curiosidade, ensinar-lhes algo, mudar comportamentos, promover a colaboração , melhore a conexão e construa a cultura.

Porém, isso não significa que todo ponto de contato precisa ser perfeito. A memória das pessoas de uma experiência não é a soma total de momentos positivos versus negativos, é uma média apenas dos momentos de pico e final.

O mapeamento de uma experiência, seja onboarding, aprendizado on-line, uma campanha de bem-estar ou mesmo a experiência geral dos funcionários, revela os pontos de contato com potencial de aprimoramento. Seja simplesmente removendo o atrito ou transformando um momento cotidiano importante, um único ponto de contato pode mudar drasticamente a experiência geral das pessoas.

Toda conversa

Não importa o canal - pessoalmente; via email; ou Slack, WhatsApp ou mensagem de texto - toda conversa pode ser transacional ou uma chance de construir um relacionamento.

Boas conversas acontecem quando os líderes fazem perguntas, em vez de liderar com declarações, trazem curiosidade e empatia ao invés de julgamento, e ouvem e falam em medidas iguais. Essas conversas criam confiança e conexão.

Ao procurar oportunidades em todas as conexões, pontos de contato e conversas, todos os líderes podem contribuir para uma melhor experiência dos funcionários.

Fonte: Insurance Business
Por Jen Jackson: é CEO da empresa de experiência com funcionários premiados Everyday Massive, palestrante e coautora de How to Speak Human (Wiley, 2018). Ela trabalha com líderes com visão de futuro para transformar a experiência dos funcionários - aumentando a conexão, melhorando a comunicação e desenvolvendo capacidade em líderes e equipes. Saiba mais em www.everydaymassive.com