Capitalização aposta na recuperação econômica em 2020

O ano de 2020 começou cheio de expectativas. E o segmento de capitalização, como não poderia deixar de ser, também aposta em resultados positivos. Marcelo Farinha, presidente da FenaCap, falou sobre o assunto em entrevista ao site do SindSeg-SP.


O executivo lembrou que 2019 foi um marco para o segmento de capitalização que completou 90 anos de atividades no Brasil e ganhou um novo marco regulatório – que passou a vigorar em abril – trazendo mais segurança jurídica para as empresas e mais transparência às relações de consumo. Com crescimento de 11,4% na arrecadação entre janeiro e agosto, a FenaCap reviu suas projeções de crescimento para o ano dos 6% inicialmente previstos para 12%. 

Farinha disse que as duas modalidades criadas pelo normativo, Instrumento de Garantia e Filantropia Premiável, que já existiam sob o guarda-chuva de outras (Tradicional e Incentivo, respectivamente), ganharam regulamentação própria e isso se refletiu de maneira muito positiva no mercado, contribuindo para o bom desempenho da arrecadação, que cresceu 11,4% entre janeiro e agosto, atingindo R$ 15,5 bilhões. 

“A capitalização completou 90 anos de Brasil e isso evidencia a importância socioeconômica do setor, que se consolidou como um importante agente de captação da poupança popular”, ressaltou o executivo. 

Desafios 

Farinha disse que apesar do cenário econômico adverso foi possível retomar o crescimento do faturamento. “No momento mais agudo da crise, as famílias fizeram uso de suas reservas. No momento seguinte, as vendas são retomadas: efeito da confiança em dias melhores e da credibilidade da capitalização como mecanismo de acumulação de recursos”, disse ele. 

O executivo afirmou que além da adaptação ao marco regulatório que foi construído de maneira colaborativa com a Susep, a FenaCap ampliou os investimentos em comunicação e relacionamento, buscando a aproximação com parceiros e fornecedores, por meio da participação em eventos como o FIFE-2019, e ampliando o diálogo com os consumidores, através dos perfis nas redes sociais. 

Ele destacou que o projeto de comemoração dos 90 anos da capitalização abrangeu várias ações, que se iniciaram durante a Conseguro, em setembro, quando foi lançado um vídeo institucional. 

No mês de outubro, houve uma campanha específica no Facebook, no LinkedIn e no Instagram. “Fizemos também o lançamento da edição atualizada do livro “Capitalização no Brasil, uma história de prosperidade, de Paulo Amador”, no dia 22 de novembro”, relembrou.

Para 2020, Farinha disse que as projeções foram revisadas para cima. “Para esse ano, na expectativa de retomada do crescimento da economia, nossos esforços se voltarão para o aprimoramento da experiência dos clientes, com investimentos em novas tecnologias e lançamento de novos produtos e serviços em ambiente digital”, disse.

Ele lembra ainda que a Lei Geral de Proteção de Dados vai entrar em vigor exigindo esforço adicional de todo o mercado.

FONTE: SinsegRS/ CQCS | Sueli Santos