Rede de Centros de Inovação de Florianópolis é pioneira no Brasil

O ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina é o 6º maior em faturamento do Brasil e uma referência quando se fala em ideias pioneiras.

Um exemplo é a Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis, comandada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.  

No ano passado, a Rede beneficiou aproximadamente 1.300 empresas e impactou mais de cinco mil pessoas em 5.014 reuniões e eventos realizados nos centros de inovação. 

A Rede é constituída por espaços coletivos e colaborativos onde empresas podem instalar suas sedes e trabalhar próximo a outros empreendedores e players.  

Atualmente, conta com quatro unidades: Primavera, Downtown, Soho e Sapiens Parque.  

O sucesso dos centros de inovação: 

Um dos principais fatores que favorecem o sucesso deste formato é a ideia de cocriação.  

No CIA Primavera, por exemplo, primeira unidade da Rede, são mais de 40 empresas residentes.  

Somadas às 40 startups que integram o programa estratégico LinkLab e às 10 da incubadora MIDITEC, são quase 100 empresas compartilhando do mesmo espaço físico todos os dias. 

Outro recurso disponível nos Centros de Inovação são os Escritórios de Promoção da Inovação, espaços de acolhimento, orientação e suporte ao potencial empreendedor.  

Ao longo de 2019, cerca de 250 pessoas foram atendidas por esta estrutura nos quatro centros da Rede, sendo considerado uma das principais portas de entrada do empreendedor para o universo da inovação. 

Veja o que diz Daniel Leipnitz, presidente da ACATE: 

“O objetivo da Rede é criar espaços propícios para que a inovação floresça”. 

“Queremos estimular os empreendedores a compartilhar experiências na operação de seus negócios”. 

“Além do espaço colaborativo do CIA Primavera, os programas da ACATE proporcionam aos empreendedores contato com investidores, mentores, grandes empresários e demais players da área de tecnologia”. 

“Esse contato auxilia a entrada no mercado com cada vez mais força”.

Fonte: Noticenter