6 dicas essenciais para planejar sua viagem

Viajar é uma das melhores experiências que se pode ter. Muitas pessoas, quando chegam de um destino, logo estão pensando no próximo. Organizar os detalhes de uma viagem pode parecer divertido, mas é preciso atenção e planejamento para evitar, ao máximo, quaisquer problemas que possam surgir antes e durante o passeio.

Para auxiliar nessa tarefa, o executivo da Allianz Global Assistance, líder global em assistência 24h e em oferta de seguro viagem, Mário Rolim Almeida, separou seis dicas para planejar sua próxima viagem:

Escolha seu destino com antecedência
O primeiro passo é a escolha do seu destino. “Com a definição do local a ser visitado, o viajante conseguirá pesquisar e analisar cada detalhe e ainda escolher as melhores atrações. Além disso, para os destinos que exigem visto de turista, o tempo para regularizar a documentação será maior e hábil para atualização”, explica Mário.

Acompanhe o preço das passagens
Lembre-se: a passagem aérea representa um dos maiores percentuais dentro do investimento total em uma viagem. Por isso, se você quer economizar, pesquise com antecedência e fique atento às promoções. O executivo explica que “apesar de variar bastante em virtude do destino e período da viagem, o melhor momento para comprar a passagem é entre oito e seis meses faltantes para o dia do embarque, já que o preço tende a ser mais baixo”. Outra dica é consultar aplicativos que comparam os preços de cada companhia área e alertam sobre descontos relâmpagos.

Escolha um hotel com bom custo e benefício
Com o destino definido, documentação em dia e as passagens áreas confirmadas, o viajante deve planejar o local que ficará hospedado. “Deixar a hospedagem para última hora pode ser um grande risco, principalmente se a viagem estiver marcada para períodos de férias escolares ou feriados prolongados, onde os principais destinos contam com uma maior movimentação de turistas. Além de garantir melhores preços, é possível estudar e escolher o hotel que lhe agrade mais nos quesitos de serviços e localidade”.

Planejamento financeiro
A escolha do destino pode ser determinante para a sua viagem se manter dentro do seu orçamento. Cada lugar implica em um gasto diferente, já que os preços de passagem, acomodação, alimentação e atrações variam bastante. “Estabeleça um valor de gasto diário, assim você economiza e não cai na tentação de gastar suas economias”, ressalta Mário Rolim Almeida. “E se a viagem for para o exterior, muita atenção à variação cambial para evitar surpresas no cartão de crédito quando retornar ao Brasil”, complementa.

Elabore um roteiro base
Com a escolha da data e do hotel, o viajante pode começar a definir os pontos turísticos e as atividades que serão realizadas. “Contar com um roteiro base ajuda a organizar melhor seus horários e visitar às principais atrações da cidade”, finaliza Mário Rolim Almeida.

Contrate um seguro viagem
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento em qualquer lugar, seja antes ou durante a viagem. Por isso, adquirir o seguro viagem deve estar na sua lista de tarefas. Mário explica que além de garantir a tranquilidade antes e durante todo o passeio, dependendo das coberturas contratadas, o seguro pode também garantir a saúde financeira. “Despesas médicas fora do Brasil são extremamente caras. Além disso, o ressarcimento de bagagens extraviadas, auxílio na ocasião de perda ou roubo de documentos ou cancelamento de viagens de última hora são imprevistos que podem ocorrer e que estão entre as coberturas que podem ser contratadas do seguro viagem”, explica o executivo.

Sobre a Allianz Global Assistance
A Allianz Global Assistance é uma das marcas comerciais da Allianz Partners, empresa dedicada a garantir proteção e cuidado mundialmente, que pertence ao Grupo Allianz SE, e é líder em soluções de assistência de seguros nas seguintes áreas de especialização: assistência global, saúde e vida internacional, automóvel e viagem. Estas soluções, que são uma combinação única de seguro, serviço e tecnologia, estão disponíveis para clientes institucionais ou através de canais diretos e digitais sob quatro marcas de renome internacional: Mondial Assistance, Allianz Global Assistance, Allianz Care e Allianz Automotive. Esta família global de mais de 19.000 colaboradores está presente em 78 países, fala 70 línguas e trata 54 milhões de casos por ano, protegendo clientes e funcionários em todos os continentes. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 2.000 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 12.500 prestadores de serviços que vivem para ajudar.

Sobre a Allianz Seguros
No Brasil há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua nos ramos elementares e saúde empresarial, e está presente em todo o território nacional por meio de suas 63 filiais.
A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.  A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais, por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

Fonte: Race Comunicação