5 Dicas para uma Boa Saúde

Sempre desejamos não depender de remédios ou tratamentos médicos para manter um corpo saudável, evitando consultórios ou até mesmo realizar exames obrigatórios.

As pessoas sempre se desculpam na famosa frase: ” não tenho tempo…”

Com isso, esquecemos também de hábitos saudáveis que compensariam essa falta de checagem na nossa saúde.

Tem uma frase do Dr. Lair Ribeiro, um médico exemplar para todos nós, ele fala assim:

“Aquele que não tem tempo pra cuidar da sua saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da doença”.

Essa realidade acontece com muitas pessoas que se dedicam muito no trabalho e na rotina, esquecem da sua própria saúde, adquirem hábitos não saudáveis que aos poucos, com o decorrer dos meses e dos anos, comprometem sua valiosa saúde, absorvendo muitos problemas, principalmente doenças que trazem muitas infelicidades.

Precisamos nos preocupar com nosso tempo, nossa vida e nossos hábitos, aliás, para viver nosso precioso tempo de forma aproveitosa, é necessário uma boa saúde.

Veja 5 dicas para manter sua saúde, corpo e mente em harmonia. 

1 – Atividades Físicas e Mentais

As atividades físicas e mentais são muito importantes e fazem uma enorme diferença na sua qualidade de vida, e o melhor, você não precisa gastar dinheiro para praticar tais maravilhas para sua saúde.

  • Caminhadas de no mínimo 20 minutos diariamentemelhoram a circulação do seu sangue, o que evitará inúmeras doenças, além de manter seu corpo disposto para muitas outras atividades e trabalhos durante o seu dia.
  • Alongamentos e relaxamentos são exercícios benéficos para manter músculos e nervos funcionando em harmonia.
  • Pequenos exercícios, como abdominais e flexões nos minutos de intervalos.
  • Trocar um hábito ruim, como exemplo: ao invés de assistir televisão, experimente pular corda ou interagir mais com a família, filhos ou amigos com jogos de memória, detetive, banco imobiliário, jogo da velha, jogos com palavras como a famosa”forca”, ou “stop”.
  • Fazer exercícios mentais é uma atividade muito boa, ou falando melhor, “malhar seu cérebro”, desafios a si mesmo como: um jogo de xadrez, decorar palavras, decorar sequências de cores, desafiar a matemática, são exercícios que aumentam a velocidade do seu raciocínio e o do seu desempenho diário.
  • Uma boa leitura também é um ótimo exercício para mente e aprendizado. Leia livros e revistas de assuntos diversos, isso estimula sua criatividade, sem contar que é um baita presente ao seu cérebro.

2 – Refeições

A alimentação é um dos pontos principais do nosso dia a dia, começando o dia com uma boa refeição logo no café da manhã (a refeição mais importante do dia) é a fonte de energia para todo o restante do dia. Leite e derivados, cereais matinais, pães, frutas ou sucos naturais, são alimentos consumidos frequentemente por nós brasileiros pela manhã e isso faz muito bem.

O almoço também é muito importante, alimentos como: Arroz, feijão, carnes (brancas de preferência), legumes e verduras bem coloridas reforçam seu organismo e a disposição do seu corpo.

Se sentir fome durante os intervalos, sempre prefira frutas ao invés de doces ou guloseimas.

Na janta, é bom pegar leve, comer pequenas porções, porque seu corpo vai ficar parado e a digestão acontece em um ritmo mais lento.

Troque hábitos não saudáveis como: Tomar muito refrigerante por outras bebidas, como sucos naturais e água. Alimentos doces por frutas e cereais, massas (pizzas, lanches, pastéis, etc) por alimentos integrais e mais saudáveis. Mude seu cardápio com variedades naturais e mantenha uma vida com muito mais saúde.

3 – Água

Um corpo ativo e hidratado, necessita de muita água. Em média, nós perdemos 2,5 litros de água por dia e para essa reposição temos que tomar no mínimo 2 litros ou mais por dia, além dos alimentos que contém bastante líquido.

Beber essa quantidade de água diariamente é difícil pra muitas pessoas, mas devemos nos habituar no decorrer do dia a dia. Veja algumas dicas que ajuda no equilíbrio da água no nosso corpo.

  • Beber água em jejum: Faz uma drenagem no seu organismo, preparando-o para receber alimentação diária.
  • Não é recomendado beber muita água junto com as refeições, 30 minutos antes e 1 hora depois das refeições é a melhor opção para se tomar água após refeições que ativam sua sede.
  • Depois dos exercícios físicos ou trabalhos pesados, nosso corpo perde muito líquido, beber pequenas quantidades entre as pausas faz muito bem.
  • Antes de dormir é essencial beber pelo menos um copo d’água, pois mantém seu corpo hidratado durante a noite e seu organismo funcionará de uma forma mais leve e melhor ao amanhecer.

4 – Evitar o “Stress”

Quando chega no fim do dia, ou até durante, surge aquela agonia de tantas coisas que aconteceu e saiu do controle.

O stress é a causa de muitas doenças, por isso devemos combater o stress nos equilibrando e deixando hábitos como:

  • Fumar
  • Beber álcool em excesso
  • Comer em excesso ou comer muito pouco
  • Permanecer muitas horas em frente à televisão, computador e smartphone
  • Se afastar de pessoas que trazem o “stress”
  • Dormir em excesso ou dormir por poucas horas
  • Usar medicação ou drogas para relaxar
  • Procrastinação (adiar constantemente as tarefas que necessitam ser realizadas)
  • Evitar a qualquer custo enfrentar os problemas que podem acabar com seu dia
  • Descontar o seu stress em outros (explosões de raiva, violência, agressões, críticas e ofensas)

Combater todo sedentarismo também é uma ótima ajuda. Cumprindo tudo isso, seu stress desaparecerá da sua vida e seus dias serão mais felizes.

5 – Dormir Bem

Se não dormimos no mínimo 8 horas por dia, certamente nos sentiremos mal humorados, sem produtividade, exaustos, desconfortáveis, desequilibrados, etc… Tudo bem que quem trabalha e estuda fica difícil dormir este período de tempo, mas tentar ao máximo priorizar as tarefas e dormir cedo é um desafio muito saudável.

O descanso do nosso corpo e mente, é o que nos equilibra na correria do dia a dia, necessitamos de uma boa noite de sono para resolvermos conscientes e dispostos todas preocupações e afazeres.

O que ajuda num sono reparador, além de um bom colchão, é uma boa alimentação já citada acima e mudanças de hábitos ruins por hábitos mais saudáveis já anotados acima também. É bom evitarmos o costume de dormir muito tarde e acordar “mais tarde” ainda, isso descontrola nosso descanso, alimentação, produtividade e principalmente nossa saúde!

Fonte: SindsegRS - Blog da Família – Johnathan Pinheiro