EUA: Determinar valores de apólices a partir do gênero dos segurados é proibido

O departamento de seguros da Califórnia, EUA, proibiu companhias de seguro de basear seus critérios para determinar valores de apólices a partir do gênero dos segurados.

A “Proposition 103” passa a desconsiderar preços injustos e discriminatórios. Os valores das apólices de seguro serão baseados única e exclusivamente no histórico pessoal. Serão levados em consideração os anos de carteira e a quantidade de quilômetros rodados por ano de cada motorista.

O público feminino sempre pagou por valores menores. Entretanto, ainda não foi determinado se os homens pagarão menos, ou as mulheres que desembolsar mais.

“Ficou claro que o fator gênero, uma característica nata, que foge ao controle do motorista, deve ser eliminada das apólices”, afirma o advogado da Consumer Watchdog Danny Sternberg. O especialista encaixa o gênero junto com etnia e sexualidade nos itens que não podem ser levados em consideração na apólice de seguro.

Preço do seguro varia

Testes da Federação dos Consumidores dos Estados Unidos demonstraram que em alguns mercados mulheres poderiam ter seguros mais baratos, já em outros locais as mulheres pagam mais caro.

A Califórnia descobriu também que o efeito do gênero do segurado varia de acordo com a localização.

Fonte: CQCS