Adolescentes da Associação Beneficente da Allianz recebem capacitação profissional para o mercado de trabalho

A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) iniciou a terceira turma de 2018 do “Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional”,  que tem como objetivo aprimorar habilidades e atitudes necessárias para a vida cotidiana em busca da autonomia e empoderamento de adolescentes de 15 a 17 anos da comunidade Santa Rita, do bairro de Cangaíba, zona Leste de São Paulo, para o mercado de trabalho. Desde a sua implantação, em 2007, o Programa já atendeu 500 adolescentes, com taxa de ingresso no primeiro emprego de 80%.

As turmas são formadas a partir de um processo seletivo classificatório  realizado pela Associação. “O ‘Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional’ . A  ideia é que o adolescente tenha vivências motivacionais para se fortalecer como pessoa e descobrir seu projeto profissional”, comenta Rose Oliveira, diretora da ABA.

As aulas são divididas em três módulos que buscam preparar os adolescentes  não só de maneira técnica, mas também em aspectos atitudinais, que são trabalhados em todas as atividades da ABA. O primeiro módulo do programa é composto por conceitos de preparação pessoal, imagem e postura e formas de comunicação. No segundo módulo, as aulas envolvem orientações para participar de processo seletivo, informações do mercado de trabalho, produção de texto, gramática prática, aulas de empreendedorismo e de profissões do futuro. A tarefa da terceira etapa é elaborar um plano de ação para a vida profissional, desenhando o que o adolescente pretende fazer nos próximos dois anos.

Nas três etapas, parte das aulas acontece presencialmente e parte online, utilizando sempre a infraestrutura da Associação e o apoio de professores voluntários. Os conteúdos ainda alertam para o senso de responsabilidade dos adolescentes, que precisam estar conectados e atentos ao mercado para se inscrever nos processos seletivos.

A última turma de 2018 iniciou suas aulas neste mês de outubro; totalizando três grupos desde março. A intenção é fechar o ano com mais de 80 adolescentes atendidos e que ingressem no  mercado de trabalho como “jovens aprendizes”  em grandes empresas.

Sobre a Allianz Seguros

No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de suas 63 filiais.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

Fonte: Virta Comunicação Corporativa