Aprovada lei que obriga a reciclagem de vidros automotivos

O governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, acaba de sancionar o projeto de lei nº. 9.013/08, que obriga às empresas que trabalham com a venda e instalação de vidros automotivos, localizadas no Estado, a destinar esses produtos à reciclagem. Essa iniciativa, inédita no País, é encabeçada pelo presidente do Instituto Autoglass Socioambiental de Educação - IASE, Fernando Carreira, e pelo Deputado Estadual, Luciano Pereira, que têm como intuito transformar o projeto em lei de âmbito Federal. Quando indagado sobre a importância do projeto de lei para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, da sociedade, Carreira revelou que “no Brasil, são substituídos 1,5 milhão de pára-brisas por ano, o que equivale 22.500 toneladas. Destes, apenas 5% são reciclados. Se esses pára-brisas fossem alinhados lado a lado, formariam um tapete que se estenderia por uma distância 1.500 km”. E completa, “não podemos esquecer que não há estimativa de tempo para a decomposição do vidro, se jogado na natureza. Some a isso, o fato dos pára-brisas automotivos necessitarem de tecnologia específica para separar os produtos que o compõem (vidro + plástico), o que dificulta sua reciclagem”. “Essa medida vem ao encontro  de uma série de movimentos em prol do meio ambiente, que tem ocorrido em todo o mundo. As atividades empresariais com foco no desenvolvimento sustentável estão cada vez mais presentes na sociedade global, devido à sua relevância para a população do planeta. Por isso, entidades, como o IASE, estão investindo em formas de se relacionar harmoniosamente com a comunidade ao seu redor, visando contribuir, de maneira sustentável, com a preservação social e ambiental", declara Fernando Carreira. (Clipp-Seg Online/Revista Cobertura)